
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Celso de Moraes, 1962- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Veiga, Wellington Felipe | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:09:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:09:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/44375 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44375 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Celso Pinheiro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente monografia se propõe a buscar estabelecer de forma simples e coesa a relação encontrada entre o ideal de esclarecimento e alguns modelos de educação formulados no período pós-moderno. Para tanto, serão analisados o conceito de Aufklärung tal como o descreve Kant em seu escrito original, bem como sua concepção sobre o correto trato da educação. Também será tratado, em uma segunda parte, o contraste conceitual entre esclarecimento e emancipação, além da apresentação de modelos educacionais concebidos no período pós-Revolução Francesa. Após concluídas todas as citadas etapas, traçar-se-á o paralelo comparativo entre as vertentes apresentadas de modo a evidenciar as possíveis confluências e divergências entre ambas. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: It is intended by the present research analyze and determine in an understandable and objective way, the relationship among the enlightenment thoughts and some education models that have been raised in postmodern era. In order to reach the objective it will be examined the concept of Aufklärung, according to Kant’s writings, as well his considerations concerning education. It is going to be discussed too, at the second part of the text, on the differences between enlightenment and emancipation. We will also expose some education models established after the French Revolution. Once completed all those aims, then it will be done a comparison of all tendencies discussed so far to verify the differences and similarities among them. | - |
| Formato: dc.format | 48 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Filosofia | - |
| Título: dc.title | A relação do ideal kantiano de esclarecimento com a educação pós-moderna | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: