
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Arco-Verde, Yvelise Freitas de Souza, 1957- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
| Autor(es): dc.creator | Bonafim, Vanessa de Assis | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:21:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:21:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/44371 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44371 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho apresenta o conceito da gestão democrática aplicada ao espaço da escola pública e aponta mecanismos de contribuição para a participação dos funcionários nos órgãos colegiados. O objetivo do estudo se traduz pela busca de formas e encaminhamentos dados pela escola pública para que os funcionários possam opinar, discutir, integrar e tornarem-se partícipes das decisões do coletivo. Com a reunião de documentos, registros, literaturas e pesquisas o estudo apresenta a gestão democrática no espaço escolar bem como suas organizações estruturais e as relações atribuídas aos funcionários nas ações compartilhadas no ambiente educacional. A pesquisa realizada também tem como intuito reafirmar a importância do trabalho em equipe como forma de vencer as barreiras da gestão democrática na educação. Assim, entender o que cada um pode realizar dentro de uma gestão democrática é alternativa destacada na pesquisa como forma de melhorar a qualidade do ensino na escola pública. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This paper presents the concept of democratic management applied to public school space and points contribution mechanisms for employee participation in collegiate bodies. The objective translates the search for forms and referrals given by the public school so that employees can give opinions, discuss, integrate and become partakers of the decisions of the collective. With the meeting documents, records, literature and research study presents the democratic management within the school and its structural organizations and relations assigned to employees in the shared actions in the educational environment. The survey also performed has the intention to reaffirm the importance of teamwork as a way to overcome the boundaries of democratic management in education. So understand what one can accomplish in a democratic alternative management is highlighted in research in order to improve the quality of education in public schools. | - |
| Formato: dc.format | 53 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática - Escolas publicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Conselhos de educação | - |
| Título: dc.title | A participação dos funcionários de escola nos órgãos colegiados : um desafio para a gestão democrática | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: