
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ferraz, Marcos, 1971- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Valdemir Fernandes de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:02:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:02:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/44369 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44369 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Marcos Ferraz | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho apresenta resultados de um levantamento qualitativo sobre absenteísmo em escolas públicas na Região Metropolitana de Curitiba, obtidos metodologicamente por meio de visita as unidades escolares e entrevistas junto aos educadores não-docentes, atuantes nas escolas visitadas. Também traz capítulos com reflexões abordando o surgimento do Estado Moderno, considerações sobre a burocracia no funcionamento do estado, as relações de poder no interior do estado, com seus aspectos de sociabilidade. Ainda traz breve reflexão sobre o servidor público, bem como o uso privado do estado, considerando inclusive sinteticamente o caso de características encontradas no cenário brasileiro. Por fim são transcritos os dados da pesquisa feita. A transcrição é por meio de texto com olhar qualitativo que busca demonstrar um pouco das condições objetivas dos funcionários de escola, no cotidiano escolar. O levantamento abrange reflexões sobre condições de trabalho dos servidores públicos atuantes no interior de escolas estaduais, com considerações sobre absenteísmo e os arranjos feitos para suprimento das demandas de trabalho surgidas na rotina da escola. Traz ainda reflexões com um olhar para o interior da unidade escolar, sendo a escola uma parte componente da organização estatal mais ampla. São trazidos ainda por meio de transcrição literal e síntese, verbalizações dos sujeitos com objetivo de ilustrar de modo mais apurado o entendimento do absenteísmo e outras condições do trabalhador Agente Educacional. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The present work shows results of one survey made by qualitative view, about absenteeism in public school in the Região Metropolitana of Curitiba, obtained by visit to schools unities and interviews with educators no-teachers, who working in the schools visited. Also includes chapters addressing the born of Modern State, considerations about burocracy in operation of state, the relations of power at inside of estate, with aspects of sociability. Still brief reflection on civil servant, as well as the private use of state. Finally are transcribed the datas from survey. The transcript is through text with qualitative look that seeks to demonstrate some of the objective conditions of school officials, the school daily. The survey includes reflections on the working conditions of public servants acting within state schools, with considerations for absenteeism and the arrangements made to supply the demands of work arising in the school routine. Bring reflections with a look at the interior of the school unit, being the school a part component of the broader state organization. Are brought even through literal transcription and synthesis, verbalizations of the educators in order to illustrate in a more accurate understanding of the absenteeism and others conditions of the employee Educational Agent. | - |
| Formato: dc.format | 31 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Absenteísmo (Trabalho) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Absenteísmo não docente em escola pública estadual na Região Metropolitana de Curitiba | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: