
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Celso de Moraes, 1962- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Schuartz, Paula | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:22:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:22:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/44355 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44355 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Celso de Moraes Pinheiro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho procura sistematizar, em um primeiro momento, com base na obra O Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens do Filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau, as características da condição natural do homem ou também do estado de natureza, na qual os seres humanos são bons e livres. Posteriormente se coloca o processo de transformação humana, que aos poucos degenera a bondade originária do homem e que o leva a condição de desigualdade, neste momento temos a descrição da passagem do estado de natureza para o estado de sociedade. E assim, se estruturará a educação a partir da leitura da obra Emílio ou da Educação, na qual Rousseau estabelece uma espécie de cura ou resgate da natureza humana, colocando os preceitos para a formação do homem. A educação é analisada segundo as implicações do conceito de estado de natureza e estado de sociedade na proposta pedagógica de Rousseau, a qual se propõe formar o homem e o cidadão, visando um projeto de educação, ética e política. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This work search to systematize, in first moment, based on The Discourse on the Origin and Foundations of Inequality Among Man, written by genevan philosopher Jean-Jacques Rousseau, the characteristics natural condition of man and also state of nature in which human beings are good and free. Later the human transformation process which gradually degenerates the original goodness of man and that leads to inequality of condition at this time we have a description of the passage of the state of nature to the state of society. And so will structure the education through reading of work of the Rousseau’s Emile, establishes a kind of healing or red emption human, nature putting the precepts for human development. Education is analysed according to the implications of the state of nature concept and state of society in the pedagogical proposal of Rousseu, it proposes that form the man and the citizen, aiming an education project, ethics and politics. | - |
| Formato: dc.format | 37 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Filosofia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia educacional | - |
| Título: dc.title | As implicações da definição de natureza e sociedade na educação do homem e do cidadão, segundo Rousseau | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: