
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Franklin, Karen, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Fagundes, Marciele Guimarães | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:44:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:44:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/44339 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44339 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora : Karen Franklin | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Busca-se na Filosofia embasamento para a educação ética, já que pais e professores encontram dificuldade neste aspecto e atitudes não-éticas são cada vez mais observadas. Como apoio ao tema, o presente estudo traz conceitos e significados referentes a educação, ética, moral, valores, dialética, disciplina e caráter. Tomando-se que família e sociedade são corresponsáveis, inclusive legalmente, na educação das crianças, que as crianças não nascem com virtudes e que a educação ética inicia na família, onde se recebem as primeiras noções de valores morais e onde se forma o caráter, família e escola deveriam assumir juntas o papel de educar com base nas virtudes. Como a única instituição que permaneceu como meio educativo e de acesso garantido por lei e que à escola foi transferido o papel de instituição formadora de cidadania, além de desenvolver conhecimentos e habilidades, tem-se um problema a discutir sobre formação ética e cidadania. Assim, o ensino da ética nas escolas deve incluir ensinamentos filosóficos, por meio de exemplos, reflexão moral e educação completa, pois ela visa a formação de humanos bons. Para facilitar a atuação dos professores na formação ética das crianças, apresenta-se o programa de filosofia para crianças de Lipman, que supõe que a deficiência da educação seja a falta de habilidades de pensamento crítico e propõe a educação para o pensar e o ensino da ética via ‘comunidade de investigação’ e experimentação em grupo, com reflexões sobre a situação dos indivíduos no mundo, apreciação de valores e critérios para emissão de juízos. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Basis for ethics education is sought in philosophy, as parents and teachers have difficulty in this regard and unethical attitudes are increasingly observed. In support of the theme, this study brings concepts relating to education, ethics, morals, values, dialectic, discipline and character. Giving that family and society share responsibility, including legal, in educating children, that children are not born with virtues and ethics education starts in the family, where they receive the first notions of moral values and where they form their character, family and school should take together the role of educating based on virtues. As the only institution that remained educational environment and guaranteed access by law and that the school was transferred the role of educational institution citizenship, and develop knowledge and skills, there is a problem to discuss about ethics training and citizenship. Thus, the ethics of teaching in schools should include philosophical teachings, by example, moral reflection and complete education, as it aims to form good human. To facilitate teachers work in ethical education of children, it presents the Lipmanphilosophy program for children, assuming that education deficiency is the lack of critical thinking skills and proposes education for thinking and teaching ethics through 'research community' and group trial, with reflections on the situation of individuals in the world, appreciation of values and criteria for issuing judgments. | - |
| Formato: dc.format | 29 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Filosofia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
| Título: dc.title | Educação ética na sociedade e na escola | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: