Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Ângelo Ricardo de, 1968- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Lúcia Helena de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:33:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:33:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/44337 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44337 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Ângelo Ricardo de Souza | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho pretende enfatizar a relevância e efetividade do Conselho Escolar na gestão da escola, apresentando a importância da participação dos funcionários de escola nesta instância colegiada, uma vez que as funções exercidas pelos mesmos cada vez mais estão sendo percebidas como atividades educativas. Neste sentido, busca apresentar em que medida estes educadores não docentes atuam na tomada de decisões do órgão em questão, verificando como estes educadores se percebem e são percebidos pelos demais em sua atuação como conselheiros. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This work intends to emphasize the relevance and effectiveness of the School Board in school management, showing the importance of participation by school officials in this collegiate body, since the functions they perform are increasingly being perceived as educational activities. In this sense, seeks to present to what extent these educators not teaching work in making body of the decisions in question, seeing how these educators perceive themselves and are perceived by others in their role as advisors. | - |
Formato: dc.format | 55 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conselhos de educação | - |
Título: dc.title | A participação dos educadores não docentes nos conselhos escolares em escolas estaduais do estado do Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: