Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bruel, Ana Lorena de Oliveira, 1974- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Lucia de Fátima Fritz da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:25:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:25:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/44336 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44336 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Ana Lorena Bruel | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo do presente trabalho é abordar um breve estudo, através de pesquisa qualitativa, sobre as razões do Fracasso Escolar, suas causas e consequências. São vários os fatores que interferem para que os educandos venham a ter seus processos educativos frustrados, seja, não aprendizagem, reprovação e abandono ou evasão escolar. Estes fatos ocorrem basicamente no interior dos estabelecimentos mas são proporcionados também por fatores externos, pela sociedade como um todo, pela dificuldade de participação da família, dificuldades financeiras, motivacionais, emocionais, questões de saúde e de segurança e por falta de recursos dos quais não raro acontece por falta de vontade política do poder público. Além dos atores sociais acima relacionados, também foi concluído através da pesquisa que a participação dos estudantes também é determinante para que haja o acesso, a permanência, a apropriação do conhecimento ou o contrário disto o insucesso e o abandono escolar, quando não há por parte destes uma perspectiva de vida ou atração pelo processo da aquisição do conhecimento, decorrente de questões sociais, familiares bem como discriminação, dificuldades de suprimento de necessidades básicas humanas. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The aim of this work is to approach a brief study, through qualitative research on the reasons for failure School, its causes and consequences. There are several factors that interfere so that the students will have their frustrated educational processes, are, not learning, failure and dropout or truancy. These events primarily occur within the institutions but are also provided by external factors, by society as a whole , the difficulty of family involvement, financial difficulties, motivational, emotional, health and safety issues and lack of resources that do not rarely happens for lack of political will of the government.In addition to the stakeholders listed above, has also been completed through research that student participation is also crucial so that there is access, the permanence, the appropriation of knowledge or otherwise of this failure and school drop when there is not by such a perspective of life and attraction of knowledge acquisition process, due to social, family and discrimination, supply difficulties of basic human needs. | - |
Formato: dc.format | 40 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Repetencia | - |
Título: dc.title | Fracasso escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: