Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schneider, Gabriela Xavier, 1995- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
Autor(es): dc.creator | Vendrametto, Karla | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:11:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:11:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/44331 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44331 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Gabriela Schneider | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Políticas Educacionais | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O orçamento público é o instrumento pelo qual o Estado dispõe para viabilizar a construção e manutenção dos organismos públicos, entre os quais, muitos prestam serviços diretamente à sociedade, como: educação, saúde, segurança, assistência social e outras necesidades básicas que requererm a sobrevivência digna de um indivíduo. Neste sentido, este estudo teve como objetivo geral analisar os investimentos realizados em infraestrutura educacional no Estado do Paraná, entre 2010-2014 e, de igual forma, enfatizar a presença do Estado na garantia ao direito de acesso à educação, como um direito fundamental universalmente instituído. Entre os objetivos específicos procurou-se identificar o Estado como regulador na distribuição dos recursos, estipulados por meio de diretrizes orçamentárias que definem o quantum destinado para cada Estado, tomando como base questões pontuais; definiram-se os critérios de regulação e planejamento do orçamento público para financiar o sistema educacional; relacionou-se o orçamento público como investimento usado pelo Estado para promover a adequada gestão da educação cidadã; definiu-se infraestrutura escolar; levantou-se, por meios de dados estatísticos e informações teóricas, o quantum de recursos foram transferidos pela União ao Estado do Paraná, destinados a infraestrutura escolar, no período objeto de análise. Utilizou-se como método de pesquisa um estudo de revisão e a consulta de dados estatísticos e teóricos oriundos do Ministério da Educação e de páginas da Internet. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The public budget is the instrument by which the state boasts to enable the construction and maintenance of public bodies, including many provide services directly to society, such as education, health, safety, welfare and other basic necessities that requererm survival dignity of an individual. Thus, this study aimed to analyze the investments made in education infraesturtura in Paraná, between 20102014 and, equally, to emphasize the presence of the state in ensuring the right of access to education as a fundamental right universally instituted. Among the specific objectives aimed at identifying the state as regulator in the distribution of resources stipulated by budget guidelines that define the quantum allocated to each state, based on specific issues; defined the criteria for regulation and planning of the public budget to fund the educational system; It was related to the public budget as investment used by the state to promote the proper management of citizen education; set up school infrastructure; rose by statistical means and theoretical information, the quantum of funds were transferred by the Union to the State Government, for school infrastructure, the object of analysis period. It was used as a research method a review study and the statistical data query and derived theoretical Ministry of Education and websites. | - |
Formato: dc.format | 43 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Finanças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Aspectos econômicos | - |
Título: dc.title | A infraestrutura escolar nas escolas estaduais paranaenses : um olhar sobre o orçamento público | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: