Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Karen Franklin da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Roumbedakis, Inês Geffer Abrão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:18:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:18:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/44314 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44314 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Karen Franklin da Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho aborda a crítica de Platão à poesia de Homero no Livro X da República. Objetiva mostrar porque Platão excluiu totalmente a poesia do sistema educacional grego. Com base nessa questão, procura-se identificar o que motivou o ataque crítico de Platão à poesia de Homero. Apresenta-se quais argumentos foram utilizados por Platão para excluir a poesia do sistema educacional grego. Aborda-se a importância da educação homérica para a formação da Grécia Antiga, a Ilíada como base para a formação do indivíduo, bem como o ideal de homem grego em Platão. Procura-se identificar qual foi realmente o pensamento de Platão em relação à poesia, para aprofundar os conhecimentos sobre a primeira educação grega, a forte influência da arte na formação do homem e as contribuições de Homero para a formação do homem grego. Sendo assim, organizase o presente estudo a partir de uma revisão das obras A República de Platão e a Ilíada de Homero. Conclui-se que, para Platão, a poesia destruía a parte mais valiosa do indivíduo, a racionalidade, e que Homero foi um incomparável educador da Grécia Antiga. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This paper addresses the criticism of Plato towards the poetry of Homer, wich is in his Republic, book X. Aims to show why poetry was totally excluded from the educational greek system by Plato. This study is organized from a reviewing of Plato's Republic and Homer's Iliad. It shows that Plato considered that poetry spoiled the most valuable part of an individual, wich is rationality, and on the other hand , shows that Homer was Ancient Greece's unmatched educator. Identifying what motivated the criticism of Plato to the poetry of Homer is also the purpose of this study. Thus, the reasoning used by Plato to exclude poetry from the educational Greek system is presented as well. As well as that, is considered the importance of Homer's approach to education to the identity of Ancient Greece, the Iliad as a basis to formation of the individual and the Greek ideal of man in Plato. It was sought to understand what was really the thiking of Plato towards poetry. Over all, the influence of art to the formation of man and Homer's contributions to the formation of Greek man. | - |
Formato: dc.format | 34 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Platão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Filosofia | - |
Título: dc.title | A crítica de Platão à poesia de Homero na República | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: