Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Antoniuk, Sérgio Antônio, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Neurologia Pediátrica | - |
Autor(es): dc.creator | Magnabosco, Caroline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:33:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:33:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/44296 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44296 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Sérgio Antônio Antoniuk | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Neurologia Pediátrica. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | As doenças chamadas Erros Inatos do Metabolismo (EIM) são individualmente raras, no entanto coletivamente numerosas1,3, com uma incidência estimada de 1:800 nascidos vivos nos EUA2,3 . Estão presentes em todos os grupos étnicos e distribuídas em todas as idades. São decorrentes de defeitos genéticos que resultam em anormalidades na síntese e catabolismo de proteínas, carboidratos, gorduras ou moléculas complexas1, 2,3 . Apresentam uma gama grande de sintomas que se distribuem por todos os órgãos e sistemas, com início na vida neonatal ou adulta. Estas crianças podem apresentar retardo de crescimento intrauterino ou, após o nascimento, falha no crescimento e ganho de peso, sintomas neurológicos, sintomas psiquiátricos, alterações gastrointestinais, distúrbios cardíacos, alterações ósseas, miopatia, alterações endocrinológicas e alterações do balanço hidroeletrolítico entre outras1,3 . Existem tratamentos disponíveis com eficácia comprovada, como dieta e terapia de reposição enzimática, no entanto, muitas outras terapias estão sendo estudadas como futuras opções 4 . O objetivo de um programa de triagem neonatal é a detecção de doenças graves em recémnascidos no estado pré-sintomático para a instituição do tratamento adequado o mais rápido possível, minimizando assim, a possibilidade de retardo mental e sequelas graves1,5,6,7 . A aplicação da espectrometria de massa em tandem (MS/MS) ao screening neonatal e ao diagnóstico pré-natal possibilitou o diagnóstico de muitas destas doenças no estado pré-sintomático1,3 . Como são doenças muito numerosas e com sintomas que inicialmente podem aparentar ser inespecíficos, a triagem neonatal assume um papel de suma importância na identificação destes casos2,3 . Este trabalho teve como propósito realizar uma revisão histórica dos programas de screening neonatal no mundo ressaltando a importância da expansão dos programas para um número maior de doenças passíveis de tratamento, assim como as preocupações inerentes a um programa de triagem neonatal e as futuras direções a que podem ser levados estes programas. | - |
Formato: dc.format | 24 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Erros inatos do metabolismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Triagem neonatal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diagnostico pre-natal | - |
Título: dc.title | O screening neonatal expandido para erros inatos do metabolismo : do surgimento aos dias atuais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: