Adaptação transcultural e validação de três instrumentos psicométricos para obesos e não obesos brasileiros

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Autor(es): dc.contributorVilela, Regina Maria-
Autor(es): dc.contributorMaurício, Angélica Aparecida-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional-
Autor(es): dc.creatorBrasil, Andreia Mara Brolezzi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:35:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:35:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/44277-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44277-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Regina Maria Vilela-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Profª. Drª. Angélica Aparecida Maurício-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado)- Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional. Defesa: Curitiba, 04/07/2016-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 91-101-
Descrição: dc.descriptionResumo: A obesidade acarreta severos prejuízos sociais e econômicos às pessoas acometidas. O Brasil vem passando por uma epidemia crescente de obesidade, sendo necessária a incorporação de tecnologias para combatê-la. Os cérebros de indivíduos obesos apresentam diferenças funcionais em relação àqueles de eutróficos, e a utilização de escalas de Desfechos Relatados pelo Paciente (DRP) têm boa relação custo/efetividade para esse tipo de avaliação, podendo direcionar medidas de proteção, recuperação e promoção à saúde. Este estudo teve como objetivo adaptar transculturalmente e validar para o Brasil as seguintes escalas de DRP: Obesity-Related Problem Scale (OP), que avalia comprometimento psicossocial em relação à obesidade; Reward Responsiveness Scale (RR), que avalia resposta à recompensa; Behavioral Inhibition System Scale (BIS), que avalia resposta à punição; Survey Instrument for Energy Balance Audience Segmentation (SIEBAS), que segmenta a população em grupos de audiência para marketing social relativo à obesidade. A adaptação transcultural foi realizada de forma criteriosa, seguindo protocolos recomendados por vários autores, garantindo a transferência de conteúdo. A validação foi realizada empiricamente em uma amostra de 50 pacientes obesos adultos e um grupo controle, pareado por idade e sexo, de 50 indivíduos não obesos, em Curitiba/PR. O processo estatístico verificou a reprodutibilidade, a validade de construto - exceto para SIEBAS - e a validade de critério convergente e discriminante - exceto para BIS - dos instrumentos adaptados transculturalmente, confrontando-os entre si, com a versão de 12 itens da escala World Health Organization Disability Assessment Schedule 2.0 e com o índice de massa corporal. As escalas OP, RR e SIEBAS foram consideradas válidas e confiáveis para ser utilizadas com segurança na população brasileira adulta; a escala BIS, não. Palavras-chave: Obesidade. Adultos. Psicometria. Estudos de Validação.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The obesity causes severe social and economic damages to the affected people. The Brazil has experienced a growing epidemic of obesity, requiring the incorporation of technologies to counteract it. The brains of obese individuals have functional differences from those of eutrophics, and the use of Patient Reported Outcomes (PRO) measures has good cost/effectiveness ratio for this type of evaluation, being able to orientate actions of protection, recovery and health promotion. This study aimed to adapt transculturally and validate to Brazil the following PRO measures: Obesity-Related Problem Scale (OP), which evaluates psychosocial impairment in relation to obesity; Reward Responsiveness Scale (RR), which assesses response to reward; Behavioral Inhibition System Scale (BIS), which assesses response to punishment; Survey Instrument for Energy Balance Audience Segmentation (SIEBAS), which segments the population in audience groups for social marketing on obesity. The cross-cultural adaptation was performed judiciously, following protocols recommended by various authors, ensuring the transference of content. The validation was performed empirically in a sample of 50 adult obese patients and a control group, matched for age and sex, of 50 nonobese individuals, in Curitiba/PR. The statistical procedure verified the reproducibility, the construct validity - except for SIEBAS -, and the convergent and discriminant criterion validity - except for BIS - of the transculturally adapted instruments, comparing them with each other, with the 12- item version of the World Health Organization Disability Assessment Schedule 2.0, and with the body mass index. OP, RR, and SIEBAS scales were considered valid and reliable to be used safely in the adult Brazilian population; BIS scale was not. Keywords: Obesity. Adults. Psychometrics. Validation Studies.-
Formato: dc.format108 f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectNutrição-
Palavras-chave: dc.subjectObesidade-
Palavras-chave: dc.subjectAdulto-
Palavras-chave: dc.subjectPsicometria-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos de Validação-
Título: dc.titleAdaptação transcultural e validação de três instrumentos psicométricos para obesos e não obesos brasileiros-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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