Estudo de caso na gestão do portfólio de aplicativos de uma empresa de telecomunicações

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Autor(es): dc.contributorMay, Marcia Ramos, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negócios-
Autor(es): dc.creatorLoureiro, Leonardo Vinícius Rolan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:39:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:39:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/44254-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44254-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Márcia Ramos May-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negócio-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Aplicativos são a principal fonte de custo da área de Tecnologia da Informação. Manter o portfólio de aplicativos racionalizado e tomar decisões baseada em análises, não apenas em sentimentos, é uma questão crítica para a redução de custos na área. A área do conhecimento que permite a racionalização dos aplicativos e serve como base para tomada de decisões é a Gestão do Portfólio de Aplicativos. Composta de três fases: inventário, análise de qualidade e identificação de oportunidades, a gestão de portfólio cria uma base de conhecimento e guias para auxiliar executivos a decidir quais aplicativos devem fazer parte da arquitetura de sistema de uma empresa ou quais aplicativos devem receber investimentos. Esse trabalho estudou a implantação de um programa de Gestão do Portfólio de Aplicativos em uma empresa de telecomunicações. Várias dificuldades foram encontradas na execução do programa, como o grande número de pessoas envolvidas, a competição com a operação diária da empresa e a falta de apoio executivo. Essas dificuldades, decorrentes de interesses e motivações diversos, foram resolvidas com a intensa gestão de stakeholders e com aplicação de técnicas de Gestão de Mudanças, como comunicação intensa, mapeamento de motivações dos envolvidos, negociações e apresentações de resultados parciais mostrando os benefícios esperados para cada público alvo. Apesar de não ser possível calcular o ganho financeiro, vários benefícios qualitativos foram alcançados: fonte única e centralizada de informações, definição de responsáveis pelos aplicativos, mapeamento automático de impactos e a orientação estratégica para guiar a tomada de decisões-
Formato: dc.format55 f : il., gráfs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectPortfolio-
Palavras-chave: dc.subjectAplicativos - Recursos eletrônicos de informação-
Palavras-chave: dc.subjectTelecomunicações - Administração-
Palavras-chave: dc.subjectGestão de recursos-
Título: dc.titleEstudo de caso na gestão do portfólio de aplicativos de uma empresa de telecomunicações-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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