A sinalização da qualidade e possíveis efeitos do consumidor multifacetado para a economia tradicional

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Autor(es): dc.contributorFernandes, Adriana Sbicca, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Desenvolvimento Econômico-
Autor(es): dc.creatorMunaro, Ana Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:13:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:13:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/44235-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/44235-
Descrição: dc.descriptionOrientadora : Adriana Sbicca-
Descrição: dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Desenvolvimento Econômico-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O modelo econômico tradicional admite a racionalidade perfeita do agente econômico. Contudo, as decisões dos consumidores são, muitas vezes, inconsistentes, com base em heurísticas e até mesmo idiossincrasias, sendo incompreendidas pela ótica econômica. Nesse sentido, ressalta-se o papel dos economistas comportamentais que acreditam que os consumidores são suscetíveis às influências do contexto, a emoções e sentimentos, à imprevidência e a outras formas de decisão que contrariam a suposta racionalidade e a máxima utilidade do consumidor. Assim, ao se considerar esse comportamento do consumidor que impactos podem-se admitir para as empresas? A pesquisa se propõe a discutir quais as implicações para o lado da oferta, concluindo que as empresas precisam considerar a revisão dos custos dos atributos intrínsecos e extrínsecos dos produtos. Ressalta-se o incentivo para a inovação e diferenciação, a partir do refinamento e exigência da percepção e preferências do consumidor, de forma a considerar as próprias associações e inferências feitas pelo público-alvo para adicionar novas funcionalidades aos produtos e suscitar novas necessidades e desejos. Por isso a importância de se admitir a natureza dinâmica da percepção da qualidade, que pode ser gerenciada com as propagandas, a informação proveniente da embalagem e os sinais visíveis associados aos produtos. Também entender como o consumidor codifica os sinais monetários e não monetários; e, reconhecer os múltiplos caminhos para agregar valor nos produtos/serviços, fatores que se tornam aspectos diferenciais e competitivos no mercado-
Formato: dc.format26 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso decisorio-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo (Economia)-
Título: dc.titleA sinalização da qualidade e possíveis efeitos do consumidor multifacetado para a economia tradicional-
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