O marketing de serviços educacionais e a fidelização do consumidor final

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Autor(es): dc.contributorTelma, Romeu Rössler, 1944--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketing-
Autor(es): dc.creatorNakamori, Silvana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:07:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:07:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-31-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/43967-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43967-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Romeu Rössler Telma-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aaplicadas, Curso de Especialização MBA em Marketing-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo tem como objetivo geral verificar como o marketing de serviços em uma instituição educacional pode auxiliar na fidelização do consumidor final. Caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica, na qual foram utilizados livros, jornais, revistas, periódicos e busca em sites especializados e também por se fazer um estudo de caso no qual se analisa o CELIN – Centro de Línguas e Interculturalidade – departamento ligado à Universidade Federal do Paraná. Para tanto, apresenta-se um apanhado geral sobre o marketing e sobre a área de prestação de serviços – área em constante crescimento nos últimos anos – além do caso específico de prestação de serviços educacionais. Na seqüência, explana-se o marketing de serviços educacionais, que até há pouco tempo, praticamente não existia um envolvimento destes profissionais nesta área pois acreditava-se que não havia necessidade, tendo em vista que a educação e a escola, por si só, bastavam para atrair e manter os alunos. Finalmente, faz-se uma contextualização a cerca do consumidor/cliente final e sua fidelização. No que tange à aplicação da pesquisa de campo, verifica-se que o CELIN é uma instituição em crescimento e que isto se dá pela vinculação à marca UFPR, pela qualificação dos docentes e pela variedade de idiomas oferecidos. Contudo, não há um planejamento de marketing, o que dificulta o crescimento deste centro de línguas-
Formato: dc.format130 p : tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing de serviços-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração-
Palavras-chave: dc.subjectSatisfação do consumidor-
Título: dc.titleO marketing de serviços educacionais e a fidelização do consumidor final-
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