Pró-letramento, prática pedagógica nas aulas de matemática : relatos de professoras de União da Vitória

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Autor(es): dc.contributorVianna, Carlos Roberto, 1958--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorDombrowski, Adriane Elisa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:12:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:12:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2017-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/43915-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43915-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Carlos Roberto Vianna-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 31/01/2013-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 134-135-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta dissertação teve por objetivo constituir fontes a partir de narrativas de professores da rede municipal de ensino de União da Vitória sobre o Programa de Formação Continuada Pró-Letramento em Matemática. As narrativas registram como professores que participaram dessa formação continuada expressam a contribuição do Pró-letramento para a sua prática pedagógica. O Programa de que trata essa investigação aconteceu em 2009 e 2010, com a adesão do município junto ao MEC em parceria com as Universidades vinculadas a Rede Nacional de Formação Continuada. Como parte das ações, os municípios enviaram orientadores de estudos (tutores) para participar das atividades de formação oferecidas pelas Universidades. A pesquisa provê fontes documentais que possibilitam novas investigações sobre temas mais amplos como a formação de professores e políticas públicas de formação continuada. Para as entrevistas foi utilizada a metodologia da História Oral, tal como vem sendo aplicada pelo GHOEM (Grupo de História Oral e Educação Matemática): as entrevistas foram transcritas, textualizadas e submetidas à aprovação dos colaboradores, sofrendo as alterações necessárias até que o texto fosse autorizado mediante cartas de cessão. A dissertação contém, ainda, uma entrevista com o coordenador do Grupo de Pesquisa GHOEM a propósito dos textos de sua autoria e que fundamentam as práticas de História Oral, bem como uma entrevista com o primeiro coordenador do Programa Pró-Letramento Matemática, que comenta as entrevistas dos colaboradores de União da Vitória e situa em contexto mais amplo essa política pública. Palavras-chave: Formação Continuada, História Oral, Pró-Letramento em Matemática.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation aimed to provide historical sources from the narratives of teachers of municipal schools in União da Vitória about the Program of Continuing Education Pro-Literacy in Mathematics. The narratives record how teachers who participated in this continuing education program express the Pro-Literacy contribution for their pedagogical practice. The program mentioned in this research happened in 2009 and 2010, with the accession of the municipality with the MEC in partnership with Universities linked to the National Network for Continuing Education. As part of the action, the municipality sent study counselors (tutors) to participate in training activities offered by the Universities. The research provides documentary sources which enable further research on broader issues such as teacher training e continuing education policies. For the interviews was used the methodology of Oral History, as has been applied by GHOEM (Group of Oral History and Mathematics Education). The interviews were transcribed, textualized and subjected to the approval of the collaborators suffering any necessary changes until the text was authorized by letters of cession. The essay also contains an interview with the leader of the GHOEM Research Group about the texts written by him which underlie the practices of Oral History, as well as an interview with the first Coordinator of the Pre-Literacy in Mathematics Program, which increase the interviews of contributors from União da Vitória and puts this kind of public politics in a wider context. Keywords: Mathematics Education, Continuing Education, Oral History, Pro-Literacy and Mathematics.-
Formato: dc.format159 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Título: dc.titlePró-letramento, prática pedagógica nas aulas de matemática : relatos de professoras de União da Vitória-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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