Uma análise da eficiência da oferta de serviços de saúde pública na Região de Curitiba por meio de análise envoltória de dados

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Autor(es): dc.contributorPinto, José Simão de Paula 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação-
Autor(es): dc.creatorCachuba, Laura Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:04:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:04:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/43860-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43860-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. José Simão de Paula Pinto-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Defesa: Curitiba, 29/02/2016-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 123-132-
Descrição: dc.descriptionResumo: Introdução: O uso de dados como matéria prima para a tomada de decisão pelos gestores nas atividades administrativas tem sido cada vez mais frequente. A coleta de dados tem sua disseminação facilitada com a internet, seja em dado bruto ou já transformado em informações por meio das e-gov Federal, Estadual e Municipal. A criação de programas como o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), instituído pelo governo federal, faz parte de um conjunto de ações que busca avaliar a qualidade dos serviços de saúde, principalmente na Atenção Primária à Saúde (APS) no SUS, o que demonstra uma preocupação com a análise da gestão e o desempenho dos gestores municipais e das unidades de atendimento. O uso de dados tem sido utilizado com relutância por estes profissionais principalmente devido a frequência de coleta, demora na disponibilização e desconfiança quanto a qualidade e exatidão dos mesmos. Objetivo: Este trabalho objetiva abordar a utilização de dados abertos na questão da eficiência da Gestão Pública Municipal, especificamente na cidade de Curitiba, utilizando-se de dados públicos disponibilizados nas plataformas de instituições governamentais. Definindo como suas unidades de análise UPA (Unidade de Pronto Atendimento), UBS (Unidade Básica de Saúde) e DS (Distritos Sanitários) busca-se avaliar a eficiência no atendimento como proposta para gestores municipais e das unidades definidas. Material e método: A base teórica se fundamenta na Análise Exploratória de Dados (Data Envelopment Analysis - DEA), técnica não paramétrica, como proposta junto a utilização de dados secundários e de acesso livre, e utilização de software de domínio público R. A técnica apresentada possibilita a avaliação pontual, com valores de eficiência que permitem a tomada de decisão através de alterações que visem a verificação do impacto mais imediato e posteriormente a comparação com os dados de pesquisa quando divulgados. A análise foi feita populacionalmente definindo como DMUs as 9 UPAs, 109 UBSs e 9 DS ativas no ano de 2014. Resultado: A avaliação das eficiências permitiu detectar indicação de alterações necessárias para melhoria no atendimento aos usuários, bem como as unidades de saúde que podem ser usadas como referência para que as unidades ineficientes possam melhorar seu desempenho e indicação de ineficiências de escala e gestão. Conclusão: A avaliação da eficiência mostrou que há mais problemas voltados à gestão do que em relação aos recursos, possibilitando a verificação percentual da ineficiência por problemas ocasionados pela gestão, por estrutura ou por ambos. Das unidades avaliadas, 58% das UBSs, 44% das UPAs e 60% dos DS apresentam alguma ineficiência associada à gestão. Palavras-chave: Eficiência; DEA; Tomada de Decisão; Gestão Pública; Atenção Primária à Saúde.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Introduction: The use of data as feedstock for the decision making by managers in administrative activities have been increasingly frequent. The data collection has its dissemination facilitated by the internet be raw data or already transformed into information through e-gov Federal, State and Municipal. The creation of programs such as Access and Quality Improvement Program (PMAQ), established by the federal government, it is part of a set of actions which seeks to assess the quality of health services, mainly in Primary Health Care (PHC) in SUS, which shows a concern with the analysis of management and the performance of municipal managers and service units. The use of data has been used reluctantly by these professionals, mainly due to the frequency of collection delay in availability and distrust the quality and accuracy of the same. Objectives: This paper it has purpose approach the use of open data the issue of the Municipal Public Management efficiency, specifically in the city of Curitiba, using public data available in government institutions platforms. Setting as the unit of analysis their health units ECU (Emergency Care Unit), BHU (Basic Health Unit) e HD (Health Districts), seeks to assess efficiency in the service as a proposal for municipal managers and the defined units. Material and Methods: The theoretical basis it is justified in Data Envelopment Analysis - DEA, nonparametric technique, as proposed at use of secondary data and open access and using software of public domain R. The presented technique enables timely assessment with efficiency values allowing the decision making through changes aimed at checking the most immediate impact and thereafter the comparison with search data when released. The analysis was made using population, defining how DMUs the 9 ECU (Emergency Care Unit), 109 BHU (Basic Health Unit) and 9 HD (Health Districts) active in 2014. Results: The evaluation of efficiencies possible to detect indication of required changes to improve the attendance to users as well as health units that can be used as a reference for the inefficient units can improve their performance and inefficiencies indication of scale and management. Conclusion: The evaluation of efficiency showed that there are more problems focused on management than on the resources, enabling the verification percentage inefficiencies for problems caused by management, structure or both. The evaluated units 58% of UBSs, 44% of UPAs e 60% of DS they have some inefficiency associated with management. Keywords: Efficiency; DEA; Decision Making; Public Management; Primary Health Care.-
Formato: dc.format144 f. : il. algumas color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de envoltória de dados-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso decisorio-
Palavras-chave: dc.subjectEficiencia (Serviço publico)-
Palavras-chave: dc.subjectSaude pública - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subject658.4038-
Título: dc.titleUma análise da eficiência da oferta de serviços de saúde pública na Região de Curitiba por meio de análise envoltória de dados-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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