Ensino da história e cultura Afro-Brasileira e Africana : práticas de professores de matemática

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Autor(es): dc.contributorZanlorenzi, Marcos Aurelio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorKolodzieiski, Josiane de Fátima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:35:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:35:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2018-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/43805-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43805-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Marco Aurélio Zanlorenzi-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 28/08/2015-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 157-159-
Descrição: dc.descriptionResumo: Em 9 de janeiro de 2003, o Presidente da República sancionou a implementação da Lei 10.639/03 que trata da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, para ser desenvolvido por instituições públicas e privadas em todo o país e que deverá contemplar atividades nas diversas disciplinas do currículo, com a finalidade de conhecer e valorizar as culturas dos grupos que foram historicamente marginalizados e relegados à invisibilidade. A presente pesquisa visa descrever como se constituiu historicamente a implementação da Lei 10.639/03 (que completou dez anos em janeiro de 2013) e como o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana tem se concretizado nos espaços escolares, em particular na disciplina de matemática no estado do Paraná. Neste trabalho buscou-se, primeiramente, conhecer alguns fatores que se fizeram necessários para a implementação da Lei, a forma em que o Estado do Paraná realizou a efetivação da Lei, por meio da constituição de documentos, de diretrizes próprias para o Estado, das formações continuadas e das produções de materiais para subsidiar o trabalho do professor em sala de aula. Para tal, a coleta de dados se fez através de documentos oficiais e de depoimentos de cinco professores em diferentes localidades do estado do Paraná, os quais relataram como desenvolvem suas práticas em sala de aula contemplando simultaneamente a matemática e a Lei 10.639/03, sendo dois professores da região de Ponta Grossa, dois da cidade de Curitiba e um da cidade de Dois Vizinhos. Através da pesquisa pode-se verificar que ainda são muitos os desafios com os quais os professores se deparam, como por exemplo, o despreparo em abordar as questões raciais, a ainda pouca disponibilidade de estudos sobre o tema, a desvalorização do trabalho do professor, a precariedade de estabelecimentos de ensino e até mesmo as mudanças políticas ocorridas no âmbito estadual, que acabam influenciando diretamente ou indiretamente para uma total efetivação da Lei. Palavras-chave: Educação Matemática. Políticas públicas. História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Ensino aprendizagem-
Descrição: dc.descriptionAbstract: On January 9, 2003, the President signed the implementation of Law 10.639 / 03 dealing with mandatory teaching of History and Afro-Brazilian Culture and African, to be developed by public and private institutions throughout the country and should consider activities in the various disciplines of the curriculum, in order to know and appreciate the cultures of groups that have been historically marginalized and relegated to invisibility. This research aims to describe as historically constituted the implementation of Law 10.639 / 03 (which was ten years old in January 2013) and as the teaching of History and Afro-Brazilian Culture and African has been realized in school spaces, particularly in the math discipline in the state of Parana. In this paper we sought, first, to know some factors that were necessary for the implementation of the law, the way in which the State of Paraná held the effectiveness of the law, through the establishment of documents, own guidelines for the State, of continued and material productions to support the work of teachers in the classroom formations. For this, data collection was done through official documents and five teachers testimonies in different state of Paraná localities, which reported how they develop their practices in the classroom covering both mathematics and Law 10.639 / 03, being two professors from Ponta Grossa region, two in the city of Curitiba and the city of Dois Vizinhos. Through research it can be seen that there are still many challenges that teachers face, for example, such as the lack of preparation to racial issues, the still limited availability of studies on the subject, the devaluation of the teacher's work, the precariousness of institutions and even political changes at the state scope, which ultimately influence directly or indirectly for a full realization of the Law. Keywords: Mathematics Education - Public Policy. History and Afro-Brazilian and African culture. Teaching and learning.-
Formato: dc.format165 f. : il. algumas color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectPoliticas publicas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectCultura afro-brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Educação-
Título: dc.titleEnsino da história e cultura Afro-Brasileira e Africana : práticas de professores de matemática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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