Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Danilo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Beraldo, Doris | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:37:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:37:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-06-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/43634 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43634 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Danilo Ramos | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 25/02/2015 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 66-70 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A comunicação emocional se refere a situações em que o intérprete tem a intenção de comunicar uma emoção específica ao ouvinte. Quando esta comunicação acontece, ocorre a acurácia emocional. O feedback cognitivo (CFB) é uma ferramenta que consiste no emprego de pistas acústicas por parte do intérprete direcionadas ao ouvinte para a aquisição da acurácia emocional, conforme o Expanded Lens Model. O CFB tem se mostrado uma ferramenta importante no aprimoramento da comunicação emocional entre intérprete e ouvinte no repertório erudito europeu. Este trabalho tem como objetivo verificar a influência do CFB sobre a acurácia da comunicação emocional da voz cantada no repertório brasileiro. O estudo foi dividido em duas etapas: na primeira (encoding), três cantores barítonos gravaram performances de uma peça musical genuinamente brasileira em duas condições: voz falada e voz cantada. Para cada condição, foram gravadas três interpretações: não intencional (leitura do texto ou interpretação cantada sem a intenção de comunicar emoções), intencional antes do CFB (leitura do texto ou interpretação cantada da peça de maneira livre, de acordo com a emoção intencionada) e intencional após o CFB (leitura do texto ou interpretação cantada da peça com intervenção do CFB, de acordo com a emoção intencionada). As emoções investigadas no estudo foram alegria, tristeza, ternura, medo e raiva. Para cada emoção analisada, o design experimental utilizado para a análise de dados foi: 2 versões (voz falada x voz cantada) x 3 condições (não intencional, intencional livre e intencional pós-CFB). Na segunda etapa do estudo (decoding), 47 ouvintes não músicos com idade entre 18 e 62 anos foram divididos em dois grupos: o primeiro grupo ouviu trechos de voz falada e o segundo grupo ouviu trechos de voz cantada. As tarefas dos participantes envolviam escuta musical do material gravado pelos barítonos e, após cada escuta, fornecimento de respostas emocionais sentidas (referentes ao estado interno, quando realmente há envolvimento emocional durante a escuta) e respostas emocionais percebidas (sem envolvimento emocional), por meio do preenchimento da Escala Emocional Musical de Genebra (GEMS), conforme o grupo ao qual pertenciam. O teste estatístico t-Student foi empregado para comparar as diferenças entre as médias de respostas esperadas e respostas obtidas pelos ouvintes. Os resultados indicaram que para emoções sentidas, houve acurácia na comunicação emocional da emoção raiva, na condição voz cantada pré-CFB e nas condições voz falada e voz cantada pós-CFB. Em relação a emoções percebidas, os resultados indicaram acurácia na comunicação emocional da emoção alegria na condição voz falada pós-CFB, da emoção raiva nas condições voz falada e voz cantada pré-CFB e pós-CFB e da emoção tristeza na condição voz cantada pré-CFB e pós-CFB. Os resultados deste estudo demonstraram que o Brunswikian Lens Model pode ser um modelo científico eficaz para a compreensão dos processos cognitivos relacionados à comunicação emocional entre o compositor/intérprete e ouvinte no contexto musical brasileiro. Neste sentido, o CFB parece ser uma importante ferramenta no processo de ensino do canto no contexto acima mencionado. Palavras-chaves: Comunicação emocional; voz falada; voz cantada; repertório brasileiro; | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Emotional communication refers to situations in which an expected emotion by the interpreter is understood by the listener. By this way, when the listener accomplishes this understanding, the emotional accuracy occurs. The cognitive feedback (CFB) is a tool that requires the utilization of some acoustic cues by the performer to the listener, in order to obtain emotional accuracy, according to the Expanded Lens Model. This tool has proved to be very effective in the enhancement of emotional communication between performer and listener in European western repertoire. This research aims to verify the influence of the cognitive feedback (CFB) on emotional communication accuracy in sung voice in Brazilian repertoire. This study was divided into two phases. In the first one (encoding), three baritone singers have recorded excerpts of a genuine Brazilian musical piece, made in two conditions: spoken and sung voice. For each condition, three types of interpretation were recorded: non-intentional (reading of lyrics or sung interpretations without the intention of conveying emotions), free intentional before CFB (reading of lyrics or sung interpretations ad libitum, according to the intended emotion) and intentional after CFB (reading of lyrics or sung interpretations with the CFB intervention). We investigated five emotions throughout the experiment: happiness, sadness, tenderness, fear and anger. For each assessed emotion, the experimental design employed was: 2 versions (spoken voice vs. sung voice) x 3 conditions (nonintentional, free intentional and intentional post-CFB). The second phase (decoding) relies on the participation of 47 non-musician listeners, between the ages of 18 and 62, divided into two groups: group one, in which participants listened to samples of spoken voice and group two, in which participants listened to samples of sung voice. Participants were requested to listen to the excerpt recorded by the baritones and provide answers referring to felt emotional responses (concerning the internal state when there is a real emotional involvement) and perceived emotional responses (without listeners emotional involvement) along the experiment by filling in the Geneva Emotional Music Scales (GEMS) after each musical sample. T-Student test was used to compare differences between averages of expected and obtained responses by participants listeners. Results indicated that for felt emotions, there was accuracy in emotional communication to anger in singing voice (pre-CFB condition) and spoken and singing voice (post-CFB conditions). Regarding perceived emotions, the results showed accuracy in emotional communication of joy in spoken voice (post-CFB condition), anger in spoken and sung voice (Pre and post-CFB conditions) and sadness in sung voice (pre and post-CFB conditions). Results showed that the Brunswikian Lens Model can be an effective scientific model to understand cognitive processes related to emotional communication between composer/performer and listener in Brazilian musical context. In this sense, the CFB appears to be an important tool in the process of singing learning in aforementioned context. Key-words: emotional communication; spoken voice; sung voice; Brazilian repertoire. | - |
Formato: dc.format | 111f. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voz | - |
Título: dc.title | Feedback cognitivo aplicado a voz cantada no repertório musical brasileiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: