O mercado de publicação científica : um trade off entre difusão e reputação

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Autor(es): dc.contributorEsteves, Luiz Alberto, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas-
Autor(es): dc.creatorChimenes, Ágatha do Prado Acosta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:46:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:46:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/43616-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43616-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Luiz Alberto Esteves-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Defesa : 31/03/2016-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: f. 84-90-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo tem por objetivo apresentar um panorama histórico, econômico e comportamental dos agentes do mercado de publicação científica. Através das referências teóricas das Tragédias dos Comuns e Anticomuns, mercados em oligopólio e teorias de Recompensa e Contratual, o trabalho analisa os dois nichos que divide o mercado analisado: sistema comercial de repositórios restritos e o sistema de repositórios digitais abertos. O conflito existente entre os dois nichos, caracteriza a complexidade desse segmento de publicação científica, ao mesmo tempo que divide opiniões e decisões de pesquisadores das comunidades acadêmicas ao redor do mundo. A decisão entre participar de um mercado de reputação ou contribuir para a liberdade e difusão de conteúdo, é o trade off que caracteriza o sistema de publicação científica. Palavras-chave: editoras científicas; ação coletiva; periódicos; reputação; acesso aberto.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The aim of this study is to present a historic, economic and comportamental panorama of scientific publication market agents. Through the theoretical references of Tragedy ofthe Commons and Anticommons, oligopoy markets and Reward and Contractual Theories, the study analyzes the two niches that divides the present market: trading system of restrict repositories and the digital open repositories system. The ongoing conflict between the two niches features the complexity of this scientific publishing business, at the same time that divides opinions and decisions of researchers from the academic communities around the world. The decision between participating in a reputation market or contribute to the freedom and content dissemination, means the tradeoff that features the scientific publication system. Keywords: scientific publishers; collective action; journals; reputation; open access.-
Formato: dc.format90 f. : il., alguma color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectPublicaçoes cientificas - Editoração-
Palavras-chave: dc.subjectPeriodicos - Editoração-
Palavras-chave: dc.subjectOligopolios - Editoras-
Palavras-chave: dc.subject070.59-
Título: dc.titleO mercado de publicação científica : um trade off entre difusão e reputação-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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