
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Szaniawski, Elimar | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito | - |
| Autor(es): dc.creator | Zétola, Bianca Miranda | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:59:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:59:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2001 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/43535 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43535 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Elimar Szaniawski | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direito | - |
| Descrição: dc.description | Temos como objetivo o estudo da responsabilidade civil do cirurgião plástico por dano estético causado ao paciente. Primeiramente, ao analisarmos a atualidade da cirurgia plástica no Brasil, constatamos um significativo aumento no número de cirurgias que, juntamente com o aumento das cirurgias, infelizmente, cresceu o número de processos contra médicos por dano estético. Em um segundo momento, após diferenciarmos as epécies de cirurgia plástica, procuramos estudar os deveres do cirurgião e mostrar as discussões doutrinárias acerca da obrigação por ele assumida quando se trata de cirurgia estética, haja vista que, em sendo uma cirurgia reparadora, a doutrina é unanime em afirmar que a obrigação é de meios. Nesse momento, também analisamos três pressupostos da responsbilidade civil, quais sejam, conduta ( ação ou omissão), nexo causal e culpa. Finalizando esse ponto, analisamos a reponsabilidade assumida pelo cirurgião a partir da perspectiva do Código de Defesa do Consumidor. Passamos, então, à analise do último pressuposto da responsabilidade civil, o dano estético em cirurgia plástica, ocasião em que também estudamos a ofensa a um direito da personalidade, qual seja, a integridade psicofísica e o consequente direito à compensação do dano. Por fim, enfrentamos o problema da avaliação e indenização do dano estético e seu tratamento no Código Civil e no Projeto do novo Código Civil. | - |
| Formato: dc.format | 52 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Erros médicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Responsabilidade (Direito) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ética médica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cirurgiões plásticos - Imperícia e prática ilegal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Medicina - Legislação | - |
| Título: dc.title | Dano estético por cirurgia plástica | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: