O PISA como parâmetro de qualidade para as políticas educacionais no Brasil e na Espanha : pressupostos epistemológicos

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Autor(es): dc.contributorTrojan, Rose Meri, 1951--
Autor(es): dc.contributorLuzón Trujillo, Antonio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorPereira, Gisele Adriana Maciel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:41:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:41:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-09-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/43505-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43505-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Rose Meri Trojan-
Descrição: dc.descriptionCo-orientador: Prof. Dr. Antonio Luzón Trujillo-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2016-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 278-296-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente tese tem como principal objetivo analisar os pressupostos epistemológicos subsumidos nas concepções de qualidade da educação, presentes no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), buscando identificar como tais pressupostos influenciam as políticas educacionais no Brasil e na Espanha, tomando como referência as leis nacionais contemporâneas: Plano Nacional de Educação (2014-2024) e Ley Orgánica para la Mejora de la Calidad Educativa (LOMCE). Para tanto, perscrutaram-se as diferentes acepções de qualidade presentes na literatura acadêmica, em especial, nos postulados de Adams (1993) e Ginsburg et. al., (2001), a partir dos quais foram identificados nos documentos OCDE/PISA os principais elementos que, na perspectiva da organização, asseguram a qualidade na educação, quais sejam: insumos (inputs), processo e resultados (outputs). Diante disso, cotejaram-se esses elementos com os dados apresentados em diferentes relatórios do PISA (2000-2012), bem como com as legislações nacionais dos respectivos países. Destaque deve ser dado à noção de equidade presente em todas as fontes estudadas, categoria esta apregoada como uma estratégia primordial, que serve base para as reflexões acerca do que subjaz na ideia de qualidade na educação. À luz da reflexão sobre o método de Pierre Bourdieu, em suas expressões subjetivista, objetivista e praxiológica, bem como de suas categorias de análise - capital cultural e simbólico e habitus - foi possível identificar o tipo de sujeito a ser formado sob a ótica do modelo de educação de qualidade referendado pela OCDE. Nesta perspectiva, foi possível desvelar a epistemologia que sustenta as prescrições do PISA, as quais remetem à noção de resiliência e autoeficácia, elementos-chave para a adaptação dos indivíduos à lógica da sociedade contemporânea. Palavras-chave: Política Educacional; Qualidade; PISA; Pressupostos epistemológicos; Resiliência.-
Descrição: dc.descriptionResumen: La presente tesis tiene como principal objetivo analizar los presupuestos epistemológicos subyacentes en las concepciones sobre la calidad de la educación del Programa Internacional para la Evaluación de Estudiantes (PISA) de la Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económico (OCDE), así como intentar identificar cómo tales presupuestos influencian las políticas educacionales de Brasil y España, tomando como referencia las leyes nacionales vigentes: Plano Nacional de Educação (2014-2024) y Ley Orgánica para la Mejora de la Calidad Educativa (LOMCE). Para ello, se sometieron a escrutinio las diferentes acepciones de calidad que se pueden encontrar en la literatura académica, en especial, en los postulados de Adams (1993) y de Ginsburg et al., (2001), a partir de los cuales fueron identificados en los documentos OCDE/PISA los principales elementos que, según la perspectiva de la Organización, garantizan la calidad en la educación, a saber: insumos (inputs), proceso y resultados (outputs). Una vez hecho esto, esos elementos fueron comparados con los datos presentados en los diferentes informes PISA (2000-2012) así como con las legislaciones nacionales de los respectivos países. Es de destacar la noción de equidad presente en todas las fuentes consultadas, categoría esta preconizada como una estrategia principal, que sirve de base para las reflexiones acerca de lo que subyace en la idea de calidad en la educación. A la luz de la reflexión sobre el método de Pierre Bourdieu, en sus expresiones subjetivista, objetivista y praxeológica, así como de sus categorías de análisis - capital cultural y simbólico y habitus - fue posible identificar el tipo de persona que se quiere formar según la visión del modelo de educación de calidad respaldado por la OCDE. Desde esta perspectiva fue posible desvelar la epistemología que sustenta las prescripciones de PISA, las cuales remiten a la noción de resiliencia y autoeficacia, elementos-clave para la adaptación de los individuos a la lógica de la sociedad contemporánea. Palabras-clave: Política educacional; Calidad; Presupuestos epistemológicos; Resiliencia.-
Formato: dc.format296 f. : il. algumas color., grafs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia - Educação-
Título: dc.titleO PISA como parâmetro de qualidade para as políticas educacionais no Brasil e na Espanha : pressupostos epistemológicos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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