
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Regiane Regina, 1973- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Petry, Gabriela Freire Gadioli dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:26:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:26:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/43500 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43500 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Regiane Regina Ribeiro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Essa pesquisa teve como objetivo principal analisar como se configura a opinião pública em relação ao Programa Bolsa-Família no Facebook, e entender como a comunicação pública pode ser uma aliada para tratar de eventuais desinformações em relação ao programa e construir opinião crítica. Para avaliar a opinião pública, foi realizada uma análise de conteúdo a partir de comentários nos posts relacionados ao tema nas páginas do Facebook e de grandes portais de notícias. Durante o trabalho foi realizada pesquisa bibliográfica para conceituar a comunicação pública e a sua relação com a formação de opinião pública. Também foi estudado o conceito de mobilização social e de como ela acontece no âmbito online, além de dados que comprovam como é o ambiente de ativismo digital no Brasil. Dados sobre o Programa Bolsa-Família e o Facebook, enquanto ferramenta de comunicação, também estão inseridos na pesquisa. A partir da análise dos dados, conteúdo e pesquisa bibliográfica foi possível identificar as informações equivocadas em relação ao programa e criar ações de comunicação e mobilização social para fomentar e promover um maior conhecimento sobre o Bolsa-Família | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Opiniao pública - Pesquisa - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa Bolsa Família (Brasil) | - |
| Título: dc.title | A comunicação pública pautada pelas percepções sobre o programa Bolsa Família em comentários no Facebook | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: