O profissional de relações públicas e fãs de uma marca : o caso Starbucks

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Autor(es): dc.contributorQuadros, Cláudia Irene de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design (Curso de Graduação em Relações Públicas)-
Autor(es): dc.creatorCosta, Francieli Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:53:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:53:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/43499-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43499-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Cláudia Irene de Quadros-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas-
Descrição: dc.descriptionO objetivo do presente trabalho é investigar o papel do relações públicas ante a convergência de mídias e os brand lovers como público a ser explorado por este profissional na promoção e na consolidação das marcas. Os brand lovers ou fãs organizacionais, conhecidos como embaixadores da marca, são clientes fiéis e apaixonados por uma empresa, que contribuem para a construção da imagem da marca. Encontramos em Augusto Parada (2015) base para entender o fenômeno fãs que norteia esta pesquisa, em Jenkins (2009) observamos a cultura da convergência e Fábio França (2011) estabelece conceitos sobre públicos e Relações Públicas que foram fundamentais para a elaboração deste estudo. Neste Trabalho de Conclusão - TCC, analisamos a comunicação feita pela Starbucks Brasil com ênfase nos brand lovers da marca ante a convergência cultural (JENKINS, 2009) a partir da metodologia exploratória. No período de dez de outubro a dez de novembro de 2015, com o uso da análise de conteúdo, monitoramos as redes sociais Facebook, Instagram e Twitter da Starbucks Brasil para compreender o brand lovers e sua importância para o relações públicas. A participação do público nas redes sociais digitais fortaleceu laços entre clientes e empresa. E essas mudanças na forma de consumir e produzir informação têm exigido novas ações de relações públicas nas redes sociais digitais. De acordo com Jenkins (2009) a convergência dos meios incentivou o público a buscar fontes de informações diferentes e criar novas interações uns com os outros.-
Formato: dc.format102f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectMarca de produtos - Fidelidade-
Título: dc.titleO profissional de relações públicas e fãs de uma marca : o caso Starbucks-
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