Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Regiane Regina | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design (Curso de Graduação em Relações Públicas) | - |
Autor(es): dc.creator | Kurovski, Caroline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:24:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:24:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/43498 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43498 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Regiane Regina Ribeiro | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho teve como objetivo estudar o viés educomunicativo dentro de vídeos produzidos por canais independentes da plataforma do YouTube. Para realizar o estudo optou-se por utilizar o método de estudo de caso múltiplo, analisando seis vídeos de três canais presentes no YouTube. Foram analisadas as produções "Como fazer um gerador de energia com imã em casa" e "O segredo do Efeito Monga" do canal Manual do Mundo, "A ciência de Jurassic Park" e "Memória" do canal Nerdologia, e os vídeos "Melhor cookie de chocolate da galáxia" e "Derreter e temperar chocolate no micro-ondas" do canal Prato Fundo. Características como dinamicidade, periodicidade, rapidez, simplicidade, humor, validação de conteúdos, presença de diferentes tipos de linguagens e trabalho criativo a partir da linguagem audiovisual, apresentaram o YouTube como ferramenta de uma educação não formal. A partir da análise destes pontos presentes nos vídeos, se constatou a plataforma digital como uma nova possibilitadora para o compartilhamento de conhecimentos. Assim o projeto possibilitou visualizar o YouTube como meio de comunicação diferenciado, que tem como ponto forte, informar de forma divertida, simplificada, direta, interativa e criativa, criando e expandindo por fim, uma nova forma de aprendizado. | - |
Formato: dc.format | 97f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | Video - Produção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educomunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | YouTube (Recurso eletrônico) | - |
Título: dc.title | Plataforma Youtube, produções independentes e educomunicação : possibilidades para um saber alternativo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: