Plataforma Youtube, produções independentes e educomunicação : possibilidades para um saber alternativo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Regiane Regina-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design (Curso de Graduação em Relações Públicas)-
Autor(es): dc.creatorKurovski, Caroline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:24:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:24:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/43498-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43498-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Regiane Regina Ribeiro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Relações Públicas-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo estudar o viés educomunicativo dentro de vídeos produzidos por canais independentes da plataforma do YouTube. Para realizar o estudo optou-se por utilizar o método de estudo de caso múltiplo, analisando seis vídeos de três canais presentes no YouTube. Foram analisadas as produções "Como fazer um gerador de energia com imã em casa" e "O segredo do Efeito Monga" do canal Manual do Mundo, "A ciência de Jurassic Park" e "Memória" do canal Nerdologia, e os vídeos "Melhor cookie de chocolate da galáxia" e "Derreter e temperar chocolate no micro-ondas" do canal Prato Fundo. Características como dinamicidade, periodicidade, rapidez, simplicidade, humor, validação de conteúdos, presença de diferentes tipos de linguagens e trabalho criativo a partir da linguagem audiovisual, apresentaram o YouTube como ferramenta de uma educação não formal. A partir da análise destes pontos presentes nos vídeos, se constatou a plataforma digital como uma nova possibilitadora para o compartilhamento de conhecimentos. Assim o projeto possibilitou visualizar o YouTube como meio de comunicação diferenciado, que tem como ponto forte, informar de forma divertida, simplificada, direta, interativa e criativa, criando e expandindo por fim, uma nova forma de aprendizado.-
Formato: dc.format97f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectVideo - Produção-
Palavras-chave: dc.subjectEducomunicação-
Palavras-chave: dc.subjectYouTube (Recurso eletrônico)-
Título: dc.titlePlataforma Youtube, produções independentes e educomunicação : possibilidades para um saber alternativo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.