
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rizzotto, Carla Cândida, 1984- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
| Autor(es): dc.creator | Tran, Jasmin Endo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:25:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:25:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/43485 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43485 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Carla Cândida Rizzotto | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Atualmente o mercado de filmes é voltado principalmente para filmes orientados para o sexo masculino, seguindo uma lógica de mercado que os classifica como universais enquanto aqueles protagonizados por mulheres representam um nicho. Nesse cenário, o presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo sobre as estratégias de marketing utilizadas na campanha do filme Frozen, que permitiram atrair meninos para um tipo de produto cujo público alvo é tradicionalmente feminino e o auxiliaram a ser um dos maiores sucessos de bilheteria da história. Na fase inicial são abordados conceitos de comportamento do consumidor, segmentação de mercado e marketing de cinema. Esses estudos fundamentaram a análise dos resultados obtidos na etapa de grupo focal, cujo planejamento e condução também estão descritos neste trabalho. A utilização da metodologia do grupo focal possibilitou a observação de fatores subjetivos, como a influência do grupo na formação do indivíduo enquanto consumidor. Com isso, os resultados decorrentes desta pesquisa apontam para caminhos que permitem questionar a atual lógica de segmentação sexual do mercado de filmes e exploram a relação do público masculino infantil com filmes tradicionalmente considerados femininos. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema - Marketing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Filmes infantis | - |
| Título: dc.title | O novo filme de princesa : como Frozen atraiu meninos para a sala de cinema | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: