Representação da mulher em revistas femininas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDalla Costa, Rosa Maria Cardoso-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design (Curso de Graduação em Jornalismo)-
Autor(es): dc.creatorCochek, Kathleen Mayara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:41:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:41:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-09-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/43470-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43470-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Rosa Maria Cardoso Dalla Costa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo visa demonstrar a forma como mulheres são representadas nas revistas voltadas ao público feminino. Para isso estuda-se a história das revistas femininas no Brasil e a importância no contexto geral da mídia. Também é estudada a hipótese do agendamento e sua relevância para o tema tratado. Aborda os conceitos de mulher e de gênero. Estuda e contextualiza o papel da mulher e aponta a forma como estas são representadas na Revista NOVA, através da análise de capas e reportagens. As matérias e capas foram observadas individualmente e depois analisadas em conjunto, de forma ampla. O problema central é a forma como mulheres são representadas no contexto atual pelas publicações voltadas a elas, criando um estereótipo do que é ser mulher, acabando por não representar a totalidade das mulheres visadas como público-alvo. A pesquisa tem por objetivo buscar o estereótipo usado pela Revista NOVA através das edições de um ano. Para fundamentar o que é "mulher" são apresentados estudos de gênero, definição de gênero feminino e o histórico do feminismo. A relevância do estudo ao campo jornalístico e social é fundamentada pela teoria do agendamento, que constata a influência dos meios de comunicação na formação de pautas e representações na sociedade. A imagem da mulher de NOVA é de classe média, com ensino superior, adulta e bem sucedida na carreira. É, além disso, embasado nos estudos de gênero, cisgênero (se reconhece com o sexo biológico) e majoritariamente heterossexual, como também preocupada com beleza, saúde e vida sexual. O estudo das revistas femininas, em específico a NOVA, é relevante para considerar a influência dos meios de comunicação na sociedade e na formação de imagens.-
Formato: dc.format174f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres - Beleza física-
Palavras-chave: dc.subjectGênero - Mulheres - Condições sociais-
Palavras-chave: dc.subjectPeriodicos brasileiros - Capas-
Título: dc.titleRepresentação da mulher em revistas femininas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.