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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Camargo, Hertz Wendel de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design (Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda) | - |
Autor(es): dc.creator | Castex, Murillo Hochuli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:22:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:22:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/43452 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43452 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Hertz Wendel de Carvalho | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
Descrição: dc.description | Considerando que o consumo está presente em todas as instâncias da sociedade, compondo o atual imaginário cultural por meio das narrativas publicitárias, o presente artigo tem por objetivo estudar as relações entre a marca Coca-Cola e a música popular brasileira. O referido produto (ou marca) está presente nas letras de diferentes canções, criando diferentes sentidos. O estudo parte do pressuposto de que publicidade e consumo são aspectos determinantes da cultura, influenciando e recebendo influências de diversas manifestações artísticas, idiomáticas e midiáticas. Pretende-se aqui, especificamente, analisar os sentidos associados à Coca-Cola nas canções "Alegria, Alegria" (1967), de autoria de Caetano Veloso e "O Último Romântico" (1984), de Lulu Santos e Nelson Motta. A escolha das canções justifica-se por serem detentoras de elevada repercussão na época de sua gravação/lançamento e ainda por serem reconhecidas no repertório do cancioneiro popular nacional. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica de autores da área de antropologia do consumo e semântica argumentativa e ainda uma pesquisa exploratório-experimental com públicos distintos que ouviram as canções e emitiram suas opiniões. Para o estudo das canções, foi aplicada a análise semântico-argumentativa. O resultado foi que a marca Coca-Cola ultrapassou a barreira de ser um objeto, preenchida de humanidade, passou a compor o repertório cultural do brasileiro e, por fim, acabando por se tornar, no senso comum, um sinônimo de rebeldia, juventude e relacionamento - em épocas distintas. | - |
Formato: dc.format | 48f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf application/x-zip-compressed | - |
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Formato: dc.format | application/octet-stream | - |
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Formato: dc.format | application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coca Cola - Publicidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marca de produtos - Comportamento do consumidor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musica popular brasileira | - |
Título: dc.title | Consumo e MPB : um estudo semântico e argumentativo da marca Coca Cola nas letras de "Alegria, Alegria" (1967) e "o último romântico" (1984) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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