Consumo e MPB : um estudo semântico e argumentativo da marca Coca Cola nas letras de "Alegria, Alegria" (1967) e "o último romântico" (1984)

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Autor(es): dc.contributorCamargo, Hertz Wendel de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design (Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda)-
Autor(es): dc.creatorCastex, Murillo Hochuli-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:22:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:22:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/43452-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43452-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Hertz Wendel de Carvalho-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Descrição: dc.descriptionConsiderando que o consumo está presente em todas as instâncias da sociedade, compondo o atual imaginário cultural por meio das narrativas publicitárias, o presente artigo tem por objetivo estudar as relações entre a marca Coca-Cola e a música popular brasileira. O referido produto (ou marca) está presente nas letras de diferentes canções, criando diferentes sentidos. O estudo parte do pressuposto de que publicidade e consumo são aspectos determinantes da cultura, influenciando e recebendo influências de diversas manifestações artísticas, idiomáticas e midiáticas. Pretende-se aqui, especificamente, analisar os sentidos associados à Coca-Cola nas canções "Alegria, Alegria" (1967), de autoria de Caetano Veloso e "O Último Romântico" (1984), de Lulu Santos e Nelson Motta. A escolha das canções justifica-se por serem detentoras de elevada repercussão na época de sua gravação/lançamento e ainda por serem reconhecidas no repertório do cancioneiro popular nacional. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica de autores da área de antropologia do consumo e semântica argumentativa e ainda uma pesquisa exploratório-experimental com públicos distintos que ouviram as canções e emitiram suas opiniões. Para o estudo das canções, foi aplicada a análise semântico-argumentativa. O resultado foi que a marca Coca-Cola ultrapassou a barreira de ser um objeto, preenchida de humanidade, passou a compor o repertório cultural do brasileiro e, por fim, acabando por se tornar, no senso comum, um sinônimo de rebeldia, juventude e relacionamento - em épocas distintas.-
Formato: dc.format48f.-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectCoca Cola - Publicidade-
Palavras-chave: dc.subjectMarca de produtos - Comportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectMusica popular brasileira-
Título: dc.titleConsumo e MPB : um estudo semântico e argumentativo da marca Coca Cola nas letras de "Alegria, Alegria" (1967) e "o último romântico" (1984)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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