Rituais de personalização e arquetipologia e planejamento publicitário : o empreendimento "Monde Galerie" em Curitiba

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Autor(es): dc.contributorCamargo, Hertz Wendel de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design (Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda)-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Barbara Martins Monteiro de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:24:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:24:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/43441-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43441-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Hertz Wendel de Camargo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Descrição: dc.descriptionEste estudo apresenta aportes teóricos e práticos sobre o Consumo enquanto produtor de cultura e a Totemização como fator de influência sobre o consumidor na decoração de um apartamento. No primeiro capítulo, foram descritas as teorias que permeiam a Antropologia e o seu papel na Publicidade, e explicada a relação subjetiva dos indivíduos com bens de consumo enquanto produtores de cultura. O segundo capítulo aborda a função do mito na modernidade e os rituais de consumo praticados tanto pela Publicidade (transferência de um significado para o produto) quanto pelos consumidores (incorporação de significados pessoais nos bens adquiridos), a que se segue uma exposição do sistema mágico-totêmico (totem e ritual) pelo qual um produto em série é transformado por um indivíduo em objeto único e personalizado. Concluída a exposição da pesquisa bibliográfica, o quarto e último capítulo analisa uma peça gráfica desenvolvida pela Agência Light Senses para a construtora Stm Empreendimentos, em que a marca do empreendimento e o seu material gráfico de divulgação foram desenvolvidos pelo critério da relação entre rituais de personalização e tendo por base a junção de resultados de pesquisa qualitativa com o conceito desenvolvido para o produto. Por fim, apresenta a teoria dos arquétipos junguianos e expõe sua aplicação nas figuras digitais dos apartamentos personalizados do empreendimento analisado, em que perfis arquetípicos foram objeto para a compreensão da composição das peças publicitárias, cujo resultado foi a confirmação da possibilidade de que, como forma de adequar a Publicidade ao cenário atual, é possível unir o estudo do Comportamento do Consumidor à criação tanto de marcas quanto de materiais gráficos.-
Formato: dc.format65f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo - Comportamento - Psicologia-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade - Consumo-
Palavras-chave: dc.subjectTotemismo-
Título: dc.titleRituais de personalização e arquetipologia e planejamento publicitário : o empreendimento "Monde Galerie" em Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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