Boticarizou : o diálogo entre a publicidade e os elementos contra-hegemônicos

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Autor(es): dc.contributorHansen, Fábio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design (Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Arthur Henrique Monteiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:58:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:58:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/43440-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43440-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Fábio Hansen-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo busca compreender o diálogo entre a publicidade contemporânea, os movimentos contra-hegemônicos e as representações sociais do público LGBT materializado no comercial "Casais", veiculado no Dia dos Namorados 2015, do produto Egeo, da marca O Boticário, que repercutiu por meio da inserção de casais homoafetivos em um filme veiculado na mídia massiva. Após o lançamento, um grupo se sentiu ofendido pela temática abordada e conclamou um boicote à empresa de perfumaria. O consumidor apoiador, no entanto, combateu as críticas, iniciando uma "guerra de curtidas" no canal de publicidade da marca e uma onda de posicionamentos relacionados ao movimento. Visando entender esse fenômeno, por meio de pesquisa documental e entrevistas em profundidade com os agentes produtores do anúncio – o anunciante e a agência AlmapBBDO – e com profissionais da área de publicidade, procurou-se esclarecimentos para a pergunta: "como o filme publicitário Egeo de O Boticário pode representar um movimento contra-hegemônico na publicidade?", convergindo os dados adquiridos com bibliografia de teóricos da representação social, como Serge Moscovici e João Freire Filho; da hegemonia e movimentos contra-hegemônicos, como Antônio Gramsci, Dênis de Moraes e Muniz Sodré; da representação homossexual na publicidade, como André Iriburê e Adriana Baggio; e da reconfiguração da publicidade, como Guilherme Atem e Vander Casaqui. A partir da análise, são apresentadas as principais contribuições do trabalho sobre o papel da publicidade na ruptura gradual da hegemonia e sobre o equilíbrio entre demandas sociais e interesses econômicos no sistema publicitário.-
Formato: dc.format96f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectFilme Publicitário-
Palavras-chave: dc.subjectLésbicas, Gays, Bissexuais, Travesti e Transexuais-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação de massa e publicidade - Aspectos sociais-
Título: dc.titleBoticarizou : o diálogo entre a publicidade e os elementos contra-hegemônicos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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