A história de muitas histórias : um livro-reportagem sobre a importância social e educacional da contação de histórias nos tempos atuais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Guilherme Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design (Curso de Graduação em Jornalismo)-
Autor(es): dc.creatorSinderski, Rafaela Mazurechen-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:15:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:15:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/43433-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43433-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Guilherme Oliveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo-
Descrição: dc.descriptionDurante séculos, o contador de histórias foi reconhecido como detentor de sabedoria e vasta experiência. Suas narrativas, declamadas em voz altiva, foram uma maneira de informar, entreter o ouvinte e reforçar costumes. Mas, com o enfraquecimento da oralidade devido à ascensão da escrita e da leitura e da implementação de tecnologias de impressão, a contação de histórias passou a ocupar um papel confuso dentro da sociedade. Os livros, produzidos em massa pelo sistema de prensa de Gutenberg, "calaram" a voz da história humana, que passou a ser registrada em papel e lida de maneira silenciosa. Apenas com o advento do rádio e da televisão como novos meios de comunicação no século XIX – o que gerou um processo de retribalização da sociedade – a oralidade volta a conquistar espaço. E as histórias, por sua vez, voltaram às salas de aula e a outros ambientes educacionais e sociais. Estaria, então, a tradição oral está sendo retomada, tendo a contação de histórias como uma manifestação de seu retorno? Para responder tal pergunta, foram realizadas pesquisas bibliográficas, entrevistas jornalísticas e métodos observação participante para produzir um livro-reportagem que aponte a relevância social e educacional da contação de histórias no cenário curitibano. Esses métodos de estudo mostraram que o ato de contar histórias está presente tanto na rede de educação municipal quanto na iniciativa da sociedade civil como forma de educar e de desenvolver as capacidades emocionais e imaginativas do ouvinte.-
Descrição: dc.descriptionInclui livro-reportagem: "Entre contos e relatos: um livro-reportagem".-
Formato: dc.format45f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectContadores de histórias - Curitiba (PR)-
Título: dc.titleA história de muitas histórias : um livro-reportagem sobre a importância social e educacional da contação de histórias nos tempos atuais-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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