Gazetinha e Gaz+ : experiência editorial com o público adolescente na Gazeta do Povo

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Autor(es): dc.contributorFernandes, Jose Carlos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design (Curso de Graduação em Jornalismo)-
Autor(es): dc.creatorBoll, Júlio Gustavo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:17:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:17:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/43430-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43430-
Descrição: dc.descriptionOrientador: José Carlos Fernandes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho centra-se em descrever os projetos Gazetinha e Gaz+, cadernos adolescentes que circularam entre outubro de 1974 e dezembro de 2014 no jornal impresso Gazeta do Povo, de Curitiba. Entre 2001 e 2009, a Gazeta do Povo realizou os projetos Repórter-Mirim e Master, que consistiam na participação de adolescentes entre 10 e 16 anos no processo jornalístico, com pauta, apuração e produção de matérias para o jornal. Esses dois projetos foram importantes para a construção editorial do produto que é apresentado neste estudo. A Gazetinha, em 2003, conquistou o primeiro prêmio a nível nacional da Gazeta, o Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, na categoria Mídia Jovem e Infantil, graças ao projeto Repórter-Mirim. Nos anos seguintes, recebeu reconhecimento da Unicef e da Associação Mundial de Jornais. Além do trabalho editorial, a Gazetinha passou a atuar como um produto multiplaforma em 2005, produziu três médias-metragens e foi pioneira em ações web no jornal. Afim de estabelecer um aprofundamento do jornalismo voltado para adolescente, este estudo apresenta um histórico da construção da juventude no mundo, principalmente a partir do período pós-guerra. O jovem brasileiro também é apresentado com pesquisas neste estudo, que também detalha propostas editoriais voltadas a este público em outros estados brasileiros, como a Folhateen e a Capricho. Para se detalhar historicamente o processo de mudança editorial da Gazetinha, este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com 51 dos 200 participantes que passaram pela Gazetinha. Afim de estabelecer um diálogo com a produção e a rotina jornalística, este estudo também realiza uma entrevista em profundidade com dois repórteres, dois editores e um designer da Gazetinha e do Gaz+, que detalham marcos históricos e elementos essenciais para a produção voltado ao público adolescente.-
Formato: dc.format301f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Relação: dc.relationExigências do sistema: Adobe Acrobat Reader-
Palavras-chave: dc.subjectGazeta do Povo (Jornal)-
Palavras-chave: dc.subjectJornalismo e educação-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes - Comunicaçao de massa-
Título: dc.titleGazetinha e Gaz+ : experiência editorial com o público adolescente na Gazeta do Povo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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