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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Jose Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design (Curso de Graduação em Jornalismo) | - |
Autor(es): dc.creator | Boll, Júlio Gustavo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:17:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:17:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-08-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/43430 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43430 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: José Carlos Fernandes | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho centra-se em descrever os projetos Gazetinha e Gaz+, cadernos adolescentes que circularam entre outubro de 1974 e dezembro de 2014 no jornal impresso Gazeta do Povo, de Curitiba. Entre 2001 e 2009, a Gazeta do Povo realizou os projetos Repórter-Mirim e Master, que consistiam na participação de adolescentes entre 10 e 16 anos no processo jornalístico, com pauta, apuração e produção de matérias para o jornal. Esses dois projetos foram importantes para a construção editorial do produto que é apresentado neste estudo. A Gazetinha, em 2003, conquistou o primeiro prêmio a nível nacional da Gazeta, o Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, na categoria Mídia Jovem e Infantil, graças ao projeto Repórter-Mirim. Nos anos seguintes, recebeu reconhecimento da Unicef e da Associação Mundial de Jornais. Além do trabalho editorial, a Gazetinha passou a atuar como um produto multiplaforma em 2005, produziu três médias-metragens e foi pioneira em ações web no jornal. Afim de estabelecer um aprofundamento do jornalismo voltado para adolescente, este estudo apresenta um histórico da construção da juventude no mundo, principalmente a partir do período pós-guerra. O jovem brasileiro também é apresentado com pesquisas neste estudo, que também detalha propostas editoriais voltadas a este público em outros estados brasileiros, como a Folhateen e a Capricho. Para se detalhar historicamente o processo de mudança editorial da Gazetinha, este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com 51 dos 200 participantes que passaram pela Gazetinha. Afim de estabelecer um diálogo com a produção e a rotina jornalística, este estudo também realiza uma entrevista em profundidade com dois repórteres, dois editores e um designer da Gazetinha e do Gaz+, que detalham marcos históricos e elementos essenciais para a produção voltado ao público adolescente. | - |
Formato: dc.format | 301f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Relação: dc.relation | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gazeta do Povo (Jornal) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes - Comunicaçao de massa | - |
Título: dc.title | Gazetinha e Gaz+ : experiência editorial com o público adolescente na Gazeta do Povo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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