O pronatec e a proclamada política de democratização da educação profissional técnica de nível médio : acesso, abandono e permanência a partir de um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Monica Ribeiro da, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorSaldanha, Letícia de Luca Wollmann-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:21:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:21:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/43405-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43405-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Monica Ribeiro da Silva-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/03/2016-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 198-217-
Descrição: dc.descriptionLinha de pesquisa: políticas Educacionais-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa procurou analisar em que medida o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) contribuiu para a proclamada democratização da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM). Tomou-se como base de análise os indicadores da oferta inicial (2011-2014) de cursos técnicos na forma concomitante a jovens estudantes do Ensino Médio público e as razões para o abandono e para a permanência destes no curso técnico do SENAI A, do município de Curitiba, PR, o qual obteve a maior demanda de alunos e de matrículas, mas que, paradoxalmente, apresentou a menor permanência. A hipótese desenvolvida na presente Tese é a de que o fenômeno de expansão no PRONATEC, mediante a oferta inicial de cursos técnicos na forma concomitante com Bolsa Formação, constituinte da especificidade do Programa, não contribuiu para a democratização da EPTNM, pois apresenta limites na própria natureza da forma de oferta concomitante, que impede o acesso de grande parte dos alunos da escola pública, que estudam e trabalham. Além disso, não garantiu também, à grande parte dos que tiveram acesso, a sua permanência no Programa, conforme demonstrou o levantamento inicial dos dados empíricos. A pesquisa situou o PRONATEC no âmbito das políticas de EPTNM, analisou o contexto de constituição do Programa, a legislação e a sua relação com o Ensino Médio e a EPTNM, à luz da produção teórica e dos princípios da garantia de acesso, permanência e conclusão e os dados quantitativos de oferta e de matrículas nos cursos técnicos concomitantes do Programa, no Brasil, no estado do Paraná e no município de Curitiba, representativos da expansão considerada pelo Programa. Para compor uma análise qualitativa, utilizaram-se como procedimentos metodológicos questionários e entrevistas com alunos. Concluiu-se que a proclamada política de democratização da EPTNM pelo PRONATEC não foi realizada, pois, desde a sua constituição, não houve uma ampla discussão sobre a natureza da oferta proporcionada, promovendo-se uma oferta massiva de cursos de qualificação, enquanto a de cursos técnicos na forma concomitante não permitiu o amplo acesso de alunos trabalhadores e distanciou-se da concepção de integração entre o Ensino Médio e a EPTNM. As razões principais para a reprovação e para o abandono no curso do SENAI A estão relacionadas a não efetivação do projeto pedagógico unificado na parceria prevista pelo Programa e na tentativa de homogeneização de todos os alunos pela instituição ofertante, que não considerou as condições econômicas, as experiências de vida e de escolarização dos jovens alunos do Ensino Médio da escola pública. A razão principal para a permanência dos alunos foi a mesma do ingresso no curso, relacionando-se à aceitação da ideologia de que os cursos técnicos do SENAI garantem emprego, pela sua ligação com a indústria e com o mercado de trabalho. Palavras-chave: EPTNM. PRONATEC. Acesso. Abandono. Permanência-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This research sought to examine to what extent the National Program for Access to Technical Education and Employment (PRONATEC) contributed to the proclaimed democratization of Technical Vocational Education of High School (EPTNM). We took as base of analysis the indicators of the initial offer (2011-2014) of concomitant technical courses for young students of public high school and the reasons for the abandonment and permanence of these students in the technical courses of SENAI A, in the city of Curitiba, Paraná, Brazil, which had the highest student and enrollment demand, but, paradoxically, had the lowest permanence. The hypothesis developed in this thesis is that the expansion phenomenon in PRONATEC, through the initial offer of concomitant technical courses with Education Scholarship, part of the specificity of the Program, has not contributed to the democratization of EPTNM, as it presents limits in the nature of the concomitant offering form, which prevents access of most public school students who study and work. Moreover, it hasn't also guaranteed, to most who had access, their permanence in the Program, as the initial survey of the empirical data shows. The research situated PRONATEC within EPTNM policy, analyzed the inception Program context, legislation and its relationship with High School and EPTNM, based on the theoretical production and the principles of ensuring access, retention and completion, and quantitative data of offer and enrollment in concomitant technical courses of the Program, in Brazil, in the state of Paraná and the city of Curitiba, representative of the expansion considered by the Program. To compose a qualitative analysis, we used as methodological procedures questionnaires and interviews with students. We concluded that the proclaimed democratization policy of EPTNM by PRONATEC was not performed, because, from its establishment, there was no extensive discussion about the nature of the provided offer, promoting a massive offer of training courses, while the concomitant technical courses did not allow broad access of worker students and it was distanced from the integration concept between High School and EPTNM. The main reasons for the rejection and abandonment in the SENAI A course are related to the non-realization of the unified educational project in the envisaged partnership by the Program and in the attempt of homogenization of all students by the offering institution, which did not consider the economic conditions, life experiences and education of young public high school students. The main reason for the permanence of the students was the same as the entrance to the course, related to the acceptance of the ideology that the technical courses of SENAI guarantee employment due to its connection with industry and job market. Keywords: EPTNM. PRONATEC. Access. Abandonment. Permanence.-
Formato: dc.format260 f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectPoliticas publicas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional - Ensino médio-
Título: dc.titleO pronatec e a proclamada política de democratização da educação profissional técnica de nível médio : acesso, abandono e permanência a partir de um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.