Convention e Visitors Bureaux e Marketing Colaborativo de Destinos Turísticos : uma análise do papel desenvolvido pelo Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau (CCVB) e os motivos de participação dos atores envolvidos na gestão 2011-2014

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGândara, José Manoel Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorPaixão, Dario Luiz Dias-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Turismo-
Autor(es): dc.creatorPaixão, Angélica da Cunha Molteni-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:16:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:16:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/43393-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43393-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. José Manoel G. Gândara-
Descrição: dc.descriptionCo-orientador: Prof. Dr. Dario Luiz Dias Paixão-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Turismo. Defesa: Curitiba, 30/03/2016-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 144-162-
Descrição: dc.descriptionResumo; Os Convention e Visitors Bureaux (CVBx) proliferaram-se pelas cidades turísticas do mundo, tendo como uma das funções a de atrair maior número de visitantes e eventos para a região onde se localizam, inclusive melhorando a imagem e o posicionamento do destino frente a seus concorrentes. Os atores que participam das ações e atividades dos CVBx o fazem por motivos associativistas e econômicos, evidenciando o papel dessas entidades no marketing colaborativo do destinos turísticos como Curitiba e região, capital do estado do Paraná, Brasil. Neste contexto, este estudo tem como objetivo geral analisar o papel desenvolvido pelo Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau (CCVB) e os motivos de participação dos atores (mantenedores e conselheiros) envolvidos na gestão 2011- 2014. Para o alcance do objetivo geral deste estudo, selecionou-se a metodologia baseada nas pesquisas bibliográfica e documental, assim como em pesquisa de campo com formulários respondidos pelos mantenedores e conselheiros do CCVB. A pesquisa de campo comprovou que o principal papel do CCVB é a gestão do marketing de destino, concluindo que as organizações que participaram das ações e atividades da entidade, o fizeram para oportunizar ganhos e benefícios diretos ou indiretos a curto, médio ou longo prazo. Palavras-chave: Convention e Visitors Bureaux (CVBx); Marketing Colaborativo; Destinos Turísticos; Curitiba.-
Descrição: dc.descriptionResumen: Los Convention y Visitors Bureaux (CVBx) proliferaron en las ciudades turísticas del mundo, con la tarea de atraer más visitantes y eventos a la región en la que se encuentran, incluyendo la mejora de la imagen y el posicionamiento del destino contra su competencia. Los actores involucrados en las acciones y actividades de los CVBx lo hacen por razones asociativistas y económicas, destacando el rol de estas organizaciones en el marketing de colaboración en destinos turísticos como Curitiba y región, capital del estado de Paraná, Brasil. En este contexto, el presente estudio tiene como objetivo principal analizar el papel desempeñado por el Curitiba, Región y la Costa Convention & Visitors Bureau (CCVB) y las razones para la participación de los actores (asociados y consejeros) que han participado en la gestión 2011-2014. Para lograr el objetivo de este estudio, se ha seleccionado la metodología basada en la investigación bibliográfica y documental, así como la investigación de campo con encuestas respondidas por asociados y consejeros del CCVB. La investigación de campo ha demostrado que la función principal del CCVB está en la gestión de marketing de destino, concluyendo que las organizaciones que participaron en estas acciones y actividades de la entidad, crearon oportunidades de ganancias y beneficios directos o indirectos en el corto, medio o largo plazo. Palabras clave: Convention y Visitors Bureaux (CVBx); Marketing de Colaboración; Destinos Turísticos; Curitiba.-
Formato: dc.format176 f. : il., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo - Administração - Liderança-
Título: dc.titleConvention e Visitors Bureaux e Marketing Colaborativo de Destinos Turísticos : uma análise do papel desenvolvido pelo Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau (CCVB) e os motivos de participação dos atores envolvidos na gestão 2011-2014-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.