Perfil e comportamento do consumidor de carne bovina : uma análise do Paraná e Santa Catarina

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Autor(es): dc.contributorRossi Junior, Paulo, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Zootecnia-
Autor(es): dc.creatorAvila, Tais Sandri-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:21:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:21:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-11-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/43367-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43367-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Paulo Rossi Junior-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia. Defesa: Curitiba, 28/03/2016-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 41-45-58-59-62-64-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração : Nutrição e Produção Animal-
Descrição: dc.descriptionResumo: Com a queda do poder aquisitivo da população, o consumo de carnes tende a diminuir e o preço torna-se a principal influência no comportamento do consumidor. Esta pesquisa tem como objetivo interpretar o perfil e as preferências dos consumidores de carne bovina nos estados do Paraná e Santa Catarina, indicar o responsável pela compra doméstica, o fator de decisão de compra nos supermercados, a frequência de consumo e os cortes bovinos mais comprados. E com estas informações, explanar as semelhanças e diferenças entre os perfis dos consumidores dos Estados. Com este fim, foram entrevistados 876 consumidores de carne bovina nas principais e mais populosas cidades dos estados do Paraná e Santa Catarina: Curitiba/PR, Blumenau/SC, Florianópolis/SC e Joinville/SC. A pesquisa coletou dados relativos ao perfil e comportamento dos consumidores, que processados e analisados, poderão ser utilizados como base na tomada de decisões comerciais, ou ainda, como parâmetros para novas pesquisas de cunho social e econômico. O número de consumidores de carne bovina por gênero é semelhante, o que também ocorre na população nacional, conforme Censo do IBGE. Na maioria dos domicílios, a mulher é a responsável pela compra, com exceção da cidade de Florianópolis, em que este cenário se inverte. Entretanto, não há diferença de gastos entre os gêneros na compra de carne bovina. O principal fator de decisão de compra é o preço, seguido de aparência do produto. A frequência de consumo mais comum é de 3 a 4 dias por semana e o corte mais consumido é o coxão mole. As famílias dos estados do Paraná e Santa Catarina tem comportamentos semelhantes quanto ao consumo médio em quilogramas, o aumento do consumo nos fins de semana e feriados, o preço como o fator de decisão de compra, cortes mais consumidos e fidelidade ao supermercado. E comportamentos diferentes quanto ao montante gasto semanalmente, a preferência na escolha da segunda fonte de proteína animal e o responsável pela compra doméstica. Palavras-chave: Agronegócio; Bovino de Corte; Marketing; Pesquisa do consumidor; Survey-
Descrição: dc.descriptionAbstract: With the fall of purchasing power of the population, meat consumption tends to decrease and the price becomes the main influence on consumer behavior. This research aims to interpret the profile and preferences of beef consumers in the states of Paraná and Santa Catarina state, the responsible for domestic purchase, the purchase decision factor in supermarkets, the frequency of consumption and the most purchased beef cuts . And with this information, explain the similarities and differences between the profiles of consumers of States. To this end, we interviewed 876 consumers of beef in the main and most populous cities in the states of Parana and Santa Catarina: Curitiba / PR, Blumenau / SC, Florianópolis / SC and Joinville / SC. The survey collected data on the profile and behavior of consumers, which processed and analyzed, they may be used as a basis for making business decisions, or as parameters for further research of social and economic nature. The number of beef consumers by gender is similar, which also occurs in the national population, according to IBGE Census. In most households, women are responsible for the purchase, with the exception of the city of Florianópolis, in this scenario is reversed. However, there is no difference between the genders when buying beef. The main purchase decision factor is price, followed by appearance of the product. The most common frequency of consume is 3 to 4 days per week and the most consumed is the Coxão mole cut. The families of the states of Paraná and Santa Catarina has similar behavior as the average consumption in kilograms, increased consumption on weekends and holidays, the price as the purchase decision factor, consumed more cuts and fidelity to the supermarket. And different behaviors on the amount spent each week, the preference in choosing the second source of animal protein and responsible for domestic purchase. Keywords: Agribusiness; Beef Cattle; Consumer Research; Marketing; Survey-
Formato: dc.format66 f. : il., algumas color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectCarne bovina - Consumo-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Título: dc.titlePerfil e comportamento do consumidor de carne bovina : uma análise do Paraná e Santa Catarina-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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