Avaliação de desempenho no Centro de Educação Infantil Pipa Encantada do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCunha, Cleverson Renan da, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica-
Autor(es): dc.creatorDrapier, Viviane dos Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T22:54:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T22:54:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/43292-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43292-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Cleverson Renan da Cunha-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Frente às aceleradas mudanças no cenário mundial, representadas pela globalização das informações e pela necessidade de novos conhecimentos, cada vez mais, o sucesso das organizações é determinado pelas habilidades, aptidões, talentos e experiências de seus colaboradores sendo, portanto, atribuído maior relevância à gestão estratégica de recursos humanos, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de competências profissionais. O resultado final de uma Avaliação de Desempenho apresenta as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e a elaboração de planos de ação em relação a vários níveis da organização, por área e ou individual. Um dos aspectos positivos da avaliação de desempenho é o de que todo indivíduo deve ter conhecimento dos resultados do seu desempenho em relação ao seu cargo, porém, um dos aspectos negativos é o de que raramente os gerentes implantam o programa de avaliação de desempenho por sua própria iniciativa, mesmo sabendo que o sistema visa melhorar o desempenho dos subordinados. Os tópicos que constituem a fundamentação teórica do presente trabalho são: Gestão de Pessoas; Gestão de Competências; Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação de Desempenho e Avaliação de Desempenho por Competências. Verificada a competência técnica dos profissionais do CEI Pipa Encantada, identificam-se alguns aspectos favoráveis à implantação e manutenção de um sistema de Avaliação de Desempenho, segundo as competências que são: os conhecimentos (saber), as habilidades (saber fazer) e as atitudes (querer fazer). As principais competências destes profissionais são: conhecimento teórico específico na área da educação infantil e referente às suas atribuições nas respectivas áreas de atuação, bem como o relacionamento com pais ou responsáveis por alunos, porém, verifica-se a necessidade de adaptação aos novos modelos administrativos por parte das equipes, na busca de objetivos comuns, estabelecimento de metas individuais e coletivas e de maior engajamento na construção de novos paradigmas. A implantação de um programa de avaliação de desempenho no CEI Pipa Encantada promoverá a reflexão sobre os processos de trabalho de acordo com as diferentes atribuições, mudanças de comportamento e incorporação de novos valores que resultarão na construção de planos de trabalho individuais, compreendendo os conhecimentos, habilidades e atitudes dos integrantes das equipes no desempenho de suas atividades. A interface da avaliação coletiva do desempenho funcional e da auto avaliação resulta num processo de melhoria contínua, por meio do fazer, aprender e aprimorar suas práticas-
Formato: dc.format91 p : il., gráfs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectPessoal - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos humanos na educação-
Palavras-chave: dc.subjectCreches-
Título: dc.titleAvaliação de desempenho no Centro de Educação Infantil Pipa Encantada do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.