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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Takahashi, Adriana Roseli Wünsch, 1969- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
Autor(es): dc.creator | Sander, Josué Alexandre | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:04:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:04:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-11-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/43231 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43231 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Profª Drª Adriana R. W. Takahashi | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 29/03/2016 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 266-282 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Estratégia e Análise Organizacional | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta tese analisou como ocorreu o processo de desenvolvimento das capacidades dinâmicas a partir da influência das lógicas institucionais sobre a decisão (seize) e a ação (reconfiguração) dos gestores de uma instituição de ensino superior considerando a interpretação (sense) dos eventos. Para alcançar o objetivo foi proposta a integração entre a abordagem das capacidades dinâmicas, oriunda da Teoria Baseada em Recursos, com conceitos da Teoria Institucional, especificamente sobre interpretação e lógicas institucionais. O campo escolhido para conduzir a pesquisa foi o de ensino superior brasileiro, porque tem passado por intensas transformações nas últimas décadas, como: o crescimento de matrículas; aumento de instituições de ensino superior; mudanças legislativas; acirramento concorrencial. Inicialmente foi realizada a análise do campo da educação superior brasileira, na qual foram identificadas as mudanças regulativas, de políticas públicas e concorrenciais. Na análise do campo identificou-se a presença de três lógicas principais: estado, comunidade e mercado, e apresentou-se um arquétipo de uma instituição de ensino superior orientada por cada uma destas lógicas. A seguir foi realizado um estudo de caso único em uma instituição de ensino superior que apresentava previamente indícios de capacidades dinâmicas. Os dados foram coletados por entrevistas e documentos: públicos ou da organização. Foi realizada análise de conteúdo com base em categorias previamente identificadas na literatura. No caso da Universidade Alfa foram identificados três eventos críticos nos quais ocorreram renovação de recursos. A análise dos eventos identificou a presença dos grupos de atividades das capacidades dinâmicas relacionadas ao monitoramento de mudanças ambientais, apropriação de oportunidades identificadas e reconfiguração dos recursos organizacionais e que estas atividades ocorreram de maneira recorrente. Com base na análise do caso é possível afirmar que a organização detém capacidades dinâmicas e que estas auxiliaram o seu processo de renovação de recursos. Identificou-se que as atividades de monitoração estão relacionadas tanto com a avaliação presciente do ambiente quanto com as atividades analíticas de monitoramento da realidade atual. Na universidade analisada as capacidades dinâmicas estão relacionadas com: a) ingresso em novas modalidades de ensino; b) renovação do processo pedagógico; c) busca por novas fontes de receitas. Identificou-se a correspondência entre oportunidade identificada e recursos organizacionais como precursora da atividade de apropriação. O caso evidencia que a existência de capacidades dinâmicas não está relacionada somente com resultados financeiros positivos. O esquema interpretativo atual dos gestores da Universidade Alfa é híbrido, sendo composto por atributos das lógicas de mercado e de comunidade. Também foi descrita a relação da influência das lógicas institucionais sobre as atividades das capacidades dinâmicas, evidenciando que cada lógica institucional pode indicar um curso de ação distinto para a organização. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation analyzed how occur the process of development of dynamic capabilities from influence of institutional logics on seize and reconfiguring of managers of a high education institution, considering the sense of events. To achieve the goal was proposed an integration between dynamic capabilities, which is originated in resource based theory, and institutional theory, specifically the concepts of institutional logics and interpretative schemas. The field to research was the high education in Brazil because it has passed by intense transformation in the last decade such as: the rise of enrolment, the increase in the number of high education institutions, legal changes, the increase competition. Initially, we analyzed the industry of high education in Brazil, identifying the changes in regulation, governmental policies and competition. In the analyze of industry, we identified the existence of three logics - state, community and market and proposed an organizational archetypal derived of each logic. After, we conducted a single case study in a high education institution that showed previously indicatives of dynamic capabilities. The data was collected with interviews and documents, which are public or confidential. To analyze the data, we used the content analysis with categories identified in literature review. In the case of Alfa University was identified three critical events in which occurred the resource renovation. The analyze of events showed the presence of activities of dynamic capabilities related to sense of environmental changes, seize the opportunities identified and reconfiguring organizational resources and that such activities happen recurrently. Basing in the analyses, it is possible to affirm that the organization have dynamic capabilities and these help the organizational process of resource renovation. We identified that the activities of sense are related not only with the evaluation of environment but also with the development of analytical activities of reality monitoring. In Alpha University, the dynamic capabilities are related to: a) getting in new forms of education, b) renovation of pedagogical process, c) searching new funding forms. In addition, we identified a correspondence between opportunities and organizational resources as the starting point of seize activities. The case evidence that the existence of capacities dynamics is not related only with positive financial results. The current interpretive schema of managers of Alfa University is hybrid composed of market logic and community logic. Finally, we described the relation between institutional logics and the activities of cd, showing that each institutional logic can indicate different actions to organization. | - |
Formato: dc.format | 292 p. : il. algumas color., grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades - Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura organizacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | 658.4 | - |
Título: dc.title | Capacidades dinâmicas, interpretação e lógicas institucionais : um estudo de caso em instituição de ensino superior | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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