Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Welters, Angela, 1970- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Francisco Carlos Garay, 1972- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:50:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:50:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-04-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/43222 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43222 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Angela Welters | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A educação tem sido motivo de frequentes debates e estudos, sobretudo quando é vista como instrumento capaz de não somente alterar o quadro social de um país como alavanca-lo economicamente. Essa dinâmica somada a Teoria do Capital Humano permite construir uma perspectiva embasada em transformações sociais. Devido a pouca clareza na literatura sobre o indicador estatístico de qualidade do ensino relacionado com os fatores condicionantes, este trabalho teve como objetivo comparar o desempenho dos Colégios Militares com as melhores Escolas Estaduais mediante o Índice do Desenvolvimento da Educação Básica. A pesquisa qualitativa compilou dados referentes aos anos 2009, 2011 e 2013 e teve como base de dados INEP. Como resultados, observaram-se que as melhores condições de aprendizado, proficiência, infraestrutura, equipamentos, condições de trabalho do docente, indicadores socioeconômicos dos alunos e menores complexidade de gestão da escola concentram nos Colégios Militares | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Education has been the subject of frequent debates and studies, especially when it is seen as an instrument to not only change the membership of a country as a lever it economically. This dynamic plus the Human Capital Theory allows you to build an informed perspective on social change. Due to lack of clarity in the literature on statistical indicator of education related to the conditioning factors, this study aimed to compare the performance of Military Colleges with the best state schools through the Basic Education Development Index. Qualitative research compiled data for the years 2009, 2011 and 2013 and had as INEP database. As a result, we observed that the best learning conditions, proficiency, infrastructure, equipment, the working conditions of teachers, students' socioeconomic indicators and lower complexity of school management focus in Military Schools | - |
Formato: dc.format | 73 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capital humano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Aspectos econômicos | - |
Título: dc.title | O capital humano e o índice de desenvolvimento da educação básica : o caso da qualidade do ensino no sistema federal e estadual | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: