Desenvolvimento humano e educação esportiva : um diagnóstico da trajetória de atletas da modalidade de atletismo da cidade de Paranavaí-PR.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Valdomiro de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorSantos, Aguinaldo Souza dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:44:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:44:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/43161-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43161-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Valdomiro de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2016-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 158-166-
Descrição: dc.descriptionÁrea de concentração: Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo deste estudo foi investigar a trajetória do desenvolvimento humano e educação esportiva dos atletas da modalidade de atletismo do Município de Paranavaí - PR. Para tal análise, foi utilizado o modelo de desenvolvimento humano embasado no estudo do paradigma Bioecológico (pessoa - processo - contexto - tempo). A amostra foi composta por 01 técnico e 20 atletas da modalidade de atletismo da cidade de Paranavaí, no Estado do Paraná, a qual analisou a trajetória destes atletas. O instrumento utilizado foi a Entrevista Semiestruturada, elaborada com roteiro prévio, com base numa matriz analítica estruturada com questões centrais sobre o desenvolvimento humano e a prática do atletismo. Para caracterizar a amostra, utilizou-se de um questionário sócio demográfico. A análise dos dados foi dividida em dados qualitativos,e analisado por meio da Técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011), e os dados quantitativos foram organizados mediante estatística descritiva. Os principais resultados mostraram que a trajetória dos atletas por meio da prática da modalidade de atletismo, na qual, pessoa - processo - contexto - tempo, e o ciclo de vida ao longo do tempo promoveram e auxiliaram no desenvolvimento da educação esportiva e no desenvolvimento humano dos atletas, promovendo a vida num sentido mais amplo e com mais esperanças de sucesso pessoal, no qual o contexto esportivo foi fundamental para a transformação social nessa amostra. Considerações finais: sob o ponto de vista deste estudo, o mesmo pode contribuir para a produção de conhecimento sobre questões centrais da educação relacionadas aos processos cognitivos da aprendizagem esportiva. Neste caso, o atletismo também pode contribuir para o desenvolvimento humano em crianças e adolescentes que ingressam em programas de desenvolvimento e aperfeiçoamento esportivo.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The aim of this study was to investigate the trajectory of human development and sports education of athletes athletics modality of the Municipality of Paranavaí - PR. For this analysis, we used the human development model grounded in the study of Bioecological paradigm (person - process - context - time). The sample consisted of 01 technical and 20 athletes athletics modality of the city of Paranavaí, state of Paraná, which analyzed the trajectory of these athletes. The instrument used was: a semi-structured interview, drawn up prior script, based on an analytical matrix structured with core issues of human development and practice of athletics. To characterize the sample used is a demographic questionnaire. Data analysis: for qualitative data, analyzed through the Content Analysis Technique (Bardin, 2011). Quantitative data were organized by descriptive statistics. The main results showed that the trajectory of the athletes through the practice of athletics mode, in which (person - process - context - time) and the life cycle over time promoted and assisted in the development of sports education and human development athletes, promoting life in a broader sense and more personal success hopes, in which the sporting context was crucial for social transformation in this sample. Final thoughts: from the point of view of this study, it can contribute to the production of knowledge on key issues of education related to cognitive processes of learning sports. In this case, the track can also contribute to human development in children and adolescents enrolled in sports development and improvement programs.-
Formato: dc.format191 f : il. algums color., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento humano-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Título: dc.titleDesenvolvimento humano e educação esportiva : um diagnóstico da trajetória de atletas da modalidade de atletismo da cidade de Paranavaí-PR.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.