História da assistência à criança pobre em Rio Branco - Acre : instituições, sujeitos e ações na década de 1940

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Gizele de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorGrotti, Giane Lucélia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:39:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:39:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/43140-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43140-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Gizele de Souza-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/03/2016-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 190-207-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta tese analisa, por meio dos periódicos, em especial o jornal "O Acre", a história da assistência à criança pobre em Rio Branco, capital do Acre, nos anos de 1940. O objeto que se delineia é a assistência que essa criança recebeu, na capital acreana, em meio a projetos e práticas dentro da perspectiva de um modelo referendado como moderno, civilizado, símbolo de progresso. Esse entendimento é tomado como base na produção e circulação nacional dos debates, ações e proposições sobre o "problema da infância". Recorreu-se teórica e metodologicamente à história cultural, de modo que os conceitos de representação, apropriação e circulação cunhados por Roger Chartier foram tomados para referendar a análise. As fontes escolhidas para este trabalho partiram dos periódicos locais que circularam à época e foram obtidas nos acervos do Museu da Borracha- Rio Branco/AC, na Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour/AC, no Centro de Documentação e Informação Histórica da Universidade Federal do Acre (CDIH), na Biblioteca Pública do Paraná, localizada na cidade de Curitiba, e na Hemeroteca Nacional. O primeiro capítulo compreende a lógica que instituiu a infância como um problema e as estratégias que foram criadas para solucioná-lo. Apresenta o Departamento Nacional da Criança (DNCr), órgão oficial do Governo, à frente das soluções, determinações/ações para saná-lo por meio de instituições de assistência às crianças e às mães. O capítulo seguinte dá visibilidade à atuação da Legião Brasileira de Assistência (LBA), e à atuação da Comissão Territorial da LBA, como uma das mais atuantes instituições de assistência à população pobre na capital e nos demais municípios acreanos, considerando as peculiaridades geográficas, históricas e políticas vividas nesse lugar. O capítulo que encerra esta tese apresenta outras instituições e sujeitos que procuraram tratar do "problema? da infância, como: o Instituto de Amparo Social, a Instituição de Assistência Social Darcy Vargas, a Sociedade Plácido de Castro, novamente a Legião Brasileira de Assistência e a Sociedade Plácido de Castro, bem como, o próprio Estado, a escola, a pré-escola e a família. A Conclusão indica que a criança que vivia em terras acreanas e a população pobre receberam atendimento por parte dessas instituições, a partir de orientações que se veicularam nacionalmente e, estas, por sua vez, estiveram ancoradas em debates e prescrições internacionais. As instituições de assistência que atuaram em Rio Branco, embora partindo dessas direções, o fizessem de forma a atender os pobres conforme as especificidades locais. Identificou-se que houve um esforço por parte de pessoas e entidades para que o Acre se desenvolvesse e obtivesse notoriedade, a fim de participar do processo de entrada na modernidade.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Through this thesis, we analyzed, using the newspapers, especially the one "Acre", the history of assistance to poor children in Rio Branco, capital of Acre, in the 1940s. The object that was delineated is the assistance the child received in the capital of Acre, in the midst of projects and practices from the perspective of a model that was endorsed as modern, civilized, symbol of progress. This understanding is taken as the basis of production and circulation of national discussions, actions and propositions about the "problem of childhood". Theoretically and methodologically, we fell back on the cultural history, in the way that was possible to take the concepts of representation, appropriation and circulation coined by Roger Chartier to endorse our analysis.The local newspapers of that time were the sources we chose for this work and they were obtained in the collections of the Museum of Rubber- Rio Branco / AC, the Foundation of Culture and Communication Elias Mansour / AC, the Center for Documentation and Historical Information of the Federal University of Acre (CDIH), the Public Library of Paraná, located in Curitiba, and the National Newspaper Library. The first chapter was about the logic that established the child as a problem and the strategies that were designed to solve it. It was also showed the National Department of the Child (DNCr), the official organ of the government, as the most responsible public representation of solutions, resolutions / actions to remedy it through care institutions for children and mothers. In the next chapter, it was given visibility to the work of the Brazilian Legion of Assistance (LBA), and the performance of the Territorial Committee of LBA, as one of the most active care institutions to poor people in the capital and in other Acre municipalities, considering the geographical, historical and political peculiarities of this place. In the last chapter, we presented other institutions and individuals who sought to deal with the "problem of childhood" such as the Institute for Social Support, the Institution of Social Welfare Darcy Vargas, Society of Plácido de Castro, again the Brazilian Legion of Assistance and Society of Plácido de Castro, as well as the state itself, the school, pre-school and the family. We concluded that the child who lived in Acre and the poor population received care by these institutions according to the guidelines, anchored in international discussions and prescriptions, that were broadcasted nationally. The care institutions that acted in Rio Branco started from these directions, however their actions were focused on answering the poor people according to their local specificities. It was identified that there was an effort on the part of persons and entities to develop Acre and gain notoriety in order to participate in the process of entry into modernity.-
Formato: dc.format210 f. : il. algumas color., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças pobres - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectAssistencia a menores - Brasil-
Título: dc.titleHistória da assistência à criança pobre em Rio Branco - Acre : instituições, sujeitos e ações na década de 1940-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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