Cinema nacional e ensino de sociologia : como trechos de filme e filmes na íntegra podem contribuir com a formação crítica do sujeito

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDalla Costa, Rosa Maria Cardoso-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorAngrewski, Elisandra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:07:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:07:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-21-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/43090-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43090-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Rosa Maria Dalla Costa-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 17/03/2016-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 119-125-
Descrição: dc.descriptionResumo: Estudar o cinema na perspectiva da Sociologia passa, antes de tudo, por uma questão cultural, mas não se limita a isto. Pensar os desdobramentos que cercam a temática do cinema é, também, se deparar com questões de ordem social, política, econômica e ideológica das relações entre indivíduo e sociedade, levando-se em conta que as mesmas são estruturadas a partir das esferas da produção e do consumo. Este conjunto de relações constitui por si mesmo uma problemática das Ciências Sociais. Por isso, quando se trata da sala de aula, a projeção de um filme ou de um trecho de filme, não pode se restringir somente ao lazer ou ao entretenimento. Com a implantação da Lei n° 13.006 de junho de 2014, que torna obrigatória a exibição por 2 horas mensais de filmes nacionais nas escolas, a busca por maneiras de trabalhar o cinema nacional de forma significativa na sala de aula tornou-se premente.Foi a busca pela identificação de diferentes perspectivas de trabalho com cinema nacional no ensino de Sociologia na Educação Básica que motivou esta pesquisa. A abordagem metodológica partiu de uma revisão bibliográfica sobre a temática e, na sequencia, foram analisados materiais associados ao cinema presentes na página de Sociologia do Portal Dia a Dia Educação – portal educacional da Secretaria de Educação do Estado do Paraná -, procurando compreender quais as perspectivas de trabalho apresentadas e como estas podem contribuir com a formação crítica do sujeito.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Studying cinema from a Sociology perspective, goes, before anything, through a cultural matter, but it's not limited to that. To think the developments surrounding the cinematic theme, is to also come across issues involving the social, political, economical and ideological order of the relations between individuals and society, considering that those are structured by the spheres of production and consumption. This set of relations establishes by it self a Social Sciences problematic. Therefore, when it comes to the classroom environment, the projection of a film or an excerpt from a film, it cannot be reduced to an activity of mere leisure or entertainment. With the implementation of the Law Nº. 13.006 in June 2014 making it mandatory to exhibit a monthly two-hour of Brazilian national movies in schools, the quest for ways to approach the National Cinema significantly in the classrooms became pressing. It was the demand to identify different perspectives and methods to work with National Cinema in the Sociology classes at the Basic Educational level that motivated this research. The methodological approach originated from a literature review on the theme, and subsequently were analyzed the material associated with cinema within the Sociology web page at the Portal Dia a Dia Educação - educational internet portal of the State of Parana Educational Secretary -, seeking to comprehend which were the perspectives of the methodology presented and how those can contribute with the critical formation of the subject.-
Formato: dc.format173 f. : il. algumas color., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Título: dc.titleCinema nacional e ensino de sociologia : como trechos de filme e filmes na íntegra podem contribuir com a formação crítica do sujeito-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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