Representações sociais de licenciandos, professores e diretores sobre as implicações das atividades desenvolvidas pelos subprojetos PIBID-UFPR da área de ciências da natureza em duas escolas de educação básica da rede pública de Curitiba-PR

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Autor(es): dc.contributorCamargo, Sergio-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorRamos, Joate Graziana Gelbcke-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:02:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:02:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2016-06-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/43050-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43050-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Sérgio Camargo-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 27/09/2014-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 137-146-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa tem como objetivo central analisar o desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) dos cursos de licenciatura em Biologia, Física e Química de uma Instituição Federal de Ensino Superior do Estado do Paraná, buscando verificar suas possíveis implicações em duas Escolas de Educação Básica. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram constituídos por meio de aplicação de questionários aos licenciandos (bolsistas) dos cursos de Biologia, Física e Química e de entrevistas com os Gestores (diretores), Professores Regentes e Professores Supervisores do PIBID de duas Escolas Públicas Estaduais. A análise dos dados foi realizada por meio de Análise de Conteúdo, na tentativa de produzir compreensões sobre as implicações desse programa na escola. E como aporte teórico metodológico se utilizou a Teoria das Representações Sociais de Sérge Moscovici. O objetivo é identificar por meio da Teoria das Representações Sociais como os participantes de um programa de formação de professores, observam o conjunto de significações sociais presentes no processo educativo. Os resultados mostram que os licenciandos, professores e diretores atribuem valor ao PIBID destacando: o planejamento e o desenvolvimento das atividades nas escolas; os espaços das Universidades e da Escola para a formação inicial do professor; o papel central dos professores supervisores no processo formativo; desenvolvimento de novos métodos para o ensino de ciências da natureza; aproximação da universidade do universo escolar; desenvolvimento profissional dos vários envolvidos; principalmente do professor supervisor e a possibilidade de vivenciar todo o processo formativo. Entende-se que as políticas públicas têm a função de minimizar os problemas sociais existentes em todo e qualquer contexto, assim, compreende-se que um programa como o PIBID pode contribuir de forma significativa para estimular o interesse pela docência.-
Descrição: dc.descriptionThis research has the central objective to analyze the development Scholarship Financial Initiation for Teacher Institutional Program (PIBID) College Study in Biology, Physics and Chemistry Major Federal Parana State University's, to check the possible implications in High Schools. The research innately is qualitative and the data are made by means of an application questionnaire to major students of Biology, Physics and Chemistry and interviews with School Principals, Regent Teachers and PIBID Supervisor Teachers of two State Public High Schools. To analyze the data come about by means of Content Analysis, to try to understand the implications of these programs in High Schools. And the theoretician methodological support to make useful of Social Representation Theory by Sérge Moscovici. The object is to identify by means of Social Representation Theory how the participants of a program of teacher's formation, to observe the conjunct social significance present in the education process. The results show if the Major Students, teachers and school principal PIBID's value attributed detaching: the planning and the development in school activities; The spaces of the University and school for the teacher initial formation; the central role of supervising teachers in the education process; develop the new methods to teach nature science; to approach University and universe School; professional development for all involved; principally experience deeply in the supervising teacher. To understand the politics publics have the function to minimize the social problems exists in all and any context, in this manner, for understanding if which one program how PIBID to permitted contributed significative form to stimulate the interest for the teaching.-
Formato: dc.format153 f. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeses-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Formação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas-
Palavras-chave: dc.subjectRepresentações sociais-
Título: dc.titleRepresentações sociais de licenciandos, professores e diretores sobre as implicações das atividades desenvolvidas pelos subprojetos PIBID-UFPR da área de ciências da natureza em duas escolas de educação básica da rede pública de Curitiba-PR-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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