Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Camas, Núria Pons Vilardell | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Reginaldo Aparecido de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:18:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:18:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-06-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/1884/43048 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43048 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Nuria Pons Vilardell Camas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 21/08/2015 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 115-121 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo nasce a partir de experiências pessoais sobre os processos educativos desenvolvidos na Educação Infantil, que possibilitaram o surgimento da seguinte questão: Quais os caminhos que podem ser seguidos para a organização de registros audiovisuais, em forma de portfólios? A partir dessa questão, é estabelecido o objetivo geral que é propor uma abordagem metodológica em forma de material didático de portfólios audiovisuais para professores de Educação Infantil. A pesquisa parte do pressuposto de que o registro na educação infantil pode ser reconhecido enquanto instrumento de avaliação e a organização desses em portfólios, enquanto recursos pedagógicos vêm como premissa em busca da resposta ao problema levantado. A pesquisa também se concebeu na compreensão da criança enquanto ator social, com direito a direitos, inclusive a participar ativamente da construção e avaliação de uma prática educativa que promova o seu desenvolvimento global. Associada a estas premissas, são apresentadas indicações de documentos legais que orientam que o processo de avaliação na educação infantil deve ser feito por meio da utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças, como relatórios, fotografias, desenhos, álbuns, etc. Diante dos objetivos e da questão apresentada, a metodologia que foi adotada é de abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa bibliográfica de cunho descritivo e interpretativo, não buscando descobrir a realidade, mas sim, construir conhecimento por meio de investigações e análises da realidade, propondo um produto final que possa contribuir com a atividade pedagógica de outros professores que trabalham com a Educação Infantil. Como resultados são apresentadas contribuições da literatura para a compreensão do Portfólio Audiovisual enquanto ação pedagógica de uma avaliação formativa na Educação Infantil, como também a proposição de um material didático que apresenta essa abordagem metodológica, para que seu uso seja investigado posteriormente por professores de Educação Infantil. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This master thesis is a result of personal experiences about the educational processes developed in preschool and kindergarten, which erouse the following question: whatare the paths that can be followed to organize audiovisual portfolios? Based on this question, the main objectiveis to propose a teaching material for presschool teachers to discuss a methodological approach to evaluate using audiovisual portfolios.This research assumes that the records on preschool can be recognize as an evaluation instrument and the organization of these records in portfolios, as pedagogical resources come as premise in order to answer the research question. The research was also grounded , on the idea of the child as a social actor, with rights, especially to actively participate on building and evaluating educative practices which promotes his/her full development. Related to these premisses, the revision of legislation which indicates that the process of evaluation on preschool should be done using multiples records such as: made by adults or kids, as papers, pictures, draws, albums, etc, are presented. The research method is qualitative, using bibliographic research characterized by description and interpretation, not seeking to reveal reality, but, build knowledge through investigations and analysis of reality, proposing a product (teaching material) that can contribute to pedagogical activity of other preschool teachers.As a result it is presented the literature contributions on Audiovisual Portfolio as a pedagogical action of a formative evaluation in preschool,as well as the proposal of a teaching material that presents this methodological approach so that its use subsequently be investigated by preschool teachers. | - |
Formato: dc.format | 127 f. : il., alguma color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Pratica de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliaçao - Aprendizagem | - |
Título: dc.title | Portfólios audiovisuais : concepção de avaliação formativa na educação infantil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: