Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Riechi, Tatiana Izabele Jaworski de Sa, 1968- | - |
Autor(es): dc.contributor | Hamdam, Amer Cavalheiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
Autor(es): dc.creator | Popi, José Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:29:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:29:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/43046 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43046 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechi | - |
Descrição: dc.description | Co-orientador: Prof. Dr. Amer Cavalheiro Hamdam | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 30/10/2015 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : f. 99-108 | - |
Descrição: dc.description | Linha de pesquiza: Avaliação e reabilitação neuropsicológica | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente projeto de pesquisa realizou uma análise estatística comparativa entre crianças e adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e controles devidamente matriculados no sistema público e particular de Curitiba-PR e região metropolitana. O grupo clínico foi composto por 38 participantes (20 do sexo masculino e 18 do sexo feminino) com diagnóstico clínico de TDAH de acordo com prontuário médico do paciente e o grupo controle foi formado por 170 sujeitos (67 do sexo masculino e 103 do sexo feminino) sem histórico de comprometimento neurológico. O teste neuropsicológico utilizado foi a TINC - Triagem Infantil Neuropsicológica Computadorizada. A análise dos resultados identificou diferenças estatisticamente significativas entre os grupos. O grupo TDAH obteve resultados inferiores no total geral da TINC e em 8 dos 10 subtestes analisados (Organização Acústico-Motora, Habilidade Tátil-Cinestésica, Habilidade Visual, Linguagem Oral Expressiva, Escrita, Leitura, Raciocínio Matemático e Memória Imediata). Além disso, o grupo TDAH também obteve desempenhos temporais inferiores aos controles, necessitando de mais tempo para realizar o teste. A TINC demonstrou sensibilidade em discriminar suspeitos de TDAH com base em seus desempenhos nos escores total e na maioria dos subtestes, além dos tempos aferidos pelo sistema. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research performed a statistical analysis between children and adolescents with the Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and controls properly enrolled in the public and private schools at Curitiba-PR and metropolitan área. The clinical group was formed by 38 subjects (20 male and 18 female) with medical diagnosis of ADHD and the control group consisted of 170 subjects (67 males and 103 females) without history of neurological desorder. The test used was TINC - Neuropsichological Computadorized Screening or Child. The analysis of results identify estatitical diferences between both groups. The ADHD group performed poored results in general score in TINC and in 8 of 10 alalyzed subtests (Motor-Acoustic organization, Tactile-Kinesthetic Ability, Visual Skills, Oral Expressive Language, Writing, Reading, Mathematical Reasoning and Immediate Memory). Moreover, the results obtained by ADHD group in temporal analysis also revealing poor results. The ADHD gropu requiring more time to perform the test. The TINC demonstrated sensitivity in identifying patients with ADHD based on their performances in the total scores and in most subtests and times measured by the system. | - |
Formato: dc.format | 123 f. : il., alguma color. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicopatologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade | - |
Título: dc.title | Estudo comparativo da administração de triagem computadorizada em crianças e adolescentes com ou sem TDAH | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: