Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hoeller, Silvana Cassia, 1989- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
Autor(es): dc.creator | Faria, Osmar Taborda de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:01:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:01:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/43041 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43041 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Profª.Silvana Cassia Hoeller | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Com o presente estudo, busca-se estabelecer um parâmetro entre o ideal e o real da Gestão Escolar no Campo, a partir de um recorte em que são objeto de estudo duas escolas do campo localizadas na Região Metropolitana de Curitiba. O estudo justifica-se pela importância de conhecer aspectos da realidade da Gestão Escolar do campo e, a partir desse cenário, identificar caminhos para uma prática transformadora, voltada às características das populações que vivem no meio rural, ou seja, priorizando o seu desenvolvimento educacional sem perder de vista sua singularidade, suas origens e sua cultura. A metodologia de trabalho compreendeu uma pesquisa bibliográfica feita em fontes primárias e secundárias e uma pesquisa exploratória de caráter descritivo/explicativo. O resultado da investigação mostrou que, independentemente de as escolas há ainda, os desafios são muitos para que as escolas que estão localizadas em áreas rurbanas, como estudadas estarem localizadas em áreas rurbanas, o que dificulta inclusive a determinação da própria identidade da instituição, ainda há muito o que avançar para que as escolas do, no e para o campo possam concretizar sua missão de desenvolver educacionalmente as comunidades campesinas sem perder de vista a singularidade dessas pessoas, suas origens marcadas pela lida na terra e sua cultura | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Administração | - |
Título: dc.title | Educação do campo : entre o ideal e a realidade | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: