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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Vergara, Édina Mayer, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
Autor(es): dc.creator | Lourenço, Manassés Fermino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:47:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:47:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/43010 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43010 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Edina Mayer Vergara | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | A inclusão está presente como demanda e função em todas as escolas públicas ou privadas deste país, pois em seu artigo 205 a Constituição Federal dá a garantia do acesso à escola comum a todos, sem discriminação de nenhuma espécie. "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho." No curso ministrado no Colégio Estadual Gabriel de Lara no Município de Matinhos - PR, foram trabalhados todos os eixos propostos pelo curso Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão (GPEDI); com essa vivência embaso os argumentos deste artigo que tem por objetivo confrontar o ideário legal e teórico inclusivo ou seja, aqueles que apontam para a necessária transformação das metodologias educacionais tradicionais; para também tanto busco alguns elementos históricos para compreender o presente na sua materialidade inclusiva e cotidiana na escola onde atuo. As vivências durante a formação no GPEDI permitiu perceber que todos os professores envolvidos no processo falaram sobre o valor da inclusão dos alunos e suas diversidades nas escolas, mas que em sua maioria não podem contam com uma estrutura e formação que possibilitem o " pleno desenvolvimento da pessoa", isto contrasta intensamente com as proposições das políticas e leis já em vigência. Esta materialidade permite considerar a fragilidade entre o ideário e a sua consecução e considerando ainda a formação dos professores e demais sujeitos escolares ainda há muito a ser trabalhado e que as questões sobre esse tema também estão para além dos espaços da escola, implica numa inclusão social e cultural, portanto a Educação precisa interagir com o meio que habita para que haja um processo mais completo para que as diferenças deixem de ser objeto de espanto subalternizante, logo a inclusão, seja ela escolar ou não, é tema e responsabilidade das relações humanas. Compreender a significância e correlação desta rede social é fundamental para que as angústias não sejam personalizados no professor | - |
Formato: dc.format | 15 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão (Educação) | - |
Título: dc.title | Angústias docentes no processo de inclusão discente | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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