Ergonomia e informação : análise do Internet Banking do HSBC

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Autor(es): dc.contributorPinto, José Simão de Paula, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negócios-
Autor(es): dc.creatorPaula, Kaoane Stival, 1990-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:40:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:40:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-29-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/43004-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/43004-
Descrição: dc.descriptionOrientador : José Simão de Paula Pinto-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Inteligência de Negócios-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Estuda e avalia, sob o enfoque da ergonomia da informação, a usabilidade do canal de autoatendimento bancário Internet Banking (IB) da instituição financeira HSBC. Para alcançar esse objetivo, realiza-se a coleta de informações através da Avaliação Heurística proposta por Nielsen (1993), em que o sítio é analisado através de dez critérios: status do sistema; compatibilidade do sistema com o mundo real; controle do usuário e liberdade; consistência e padrões; prevenção de erros; reconhecimento ao invés de relembrança; flexibilidade e eficiência de uso; estética e design minimalista; ajuda aos usuários no reconhecimento, correção de erros e ajuda e documentação. Nesse processo, identifica a efetividade da interface, à luz dos elementos evidenciados na literatura pertinente. Destaca-se que no mundo tecnológico atual, no qual os serviços bancários são cada vez mais automatizados, a necessidade de incluir na Inteligência Organizacional esforços voltados à usabilidade dos produtos oferecidos. Os resultados demonstram que a interface do Internet Banking do HBSC, mesmo com alguns problemas de usabilidade, permite que os usuários concluam as operações desejadas de forma satisfatória. Apesar das falhas heurísticas encontradas serem de baixa severidade, é importante que sejam corrigidas, para tornar o site cada vez mais confortável e destaca-lo, perante os concorrentes-
Formato: dc.format44 p : il., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectErgonomia-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de informação gerencial-
Palavras-chave: dc.subjectSites da Web - Usabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectInstituições financeiras-
Título: dc.titleErgonomia e informação : análise do Internet Banking do HSBC-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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