Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Polidoro, Maurício, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Murata, Marília Pinto Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Ires Aparecida Falcade 1967- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:36:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:36:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/42997 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42997 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Maurício Polidoro Co-Orientadora: Marilia Pinto Ferreira Murata | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este artigo teve como objetivo conhecer como os direitos humanos das mulheres são violados pela sociedade através da educação escolar e das relações estabelecidas entre seus estudantes em sala de aula e na escola. Participaram da pesquisa de forma voluntária, aleatoriamente, 6 professores homens e 8 professoras mulheres de uma escola estadual de Curitiba. Foram realizadas entrevistas individuais com roteiro semi-estruturado e procedeu-se a análise dos dados através da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que de forma geral todos/as apresentam ainda dificuldades em abordar o tema em suas aulas referentes as relações de gênero, admitindo a importância de se trabalhar o tema e reconhecendo a discriminação arraigada na cultura e reproduzida pela escola. Dos vários encaminhamentos propostos e apontados, aparece o investimento em políticas públicas que primem pela formação continuada de toda a equipe escolar, bem como o trabalho em rede com outros setores sociais de fundamental importância para a superação destas desigualdades e violências. Ao mesmo tempo, reconheceram que a própria escola ainda oferece barreiras e muros difíceis de serem transpostos devido a discriminação e inferiorização da mulher presentes na cultura machista e sexista da sociedade brasileira. | - |
Formato: dc.format | 1 arquivo (27 p.) : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discriminação de sexo contra as mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero na educação | - |
Título: dc.title | Direitos humanos e a discriminação de gênero na escola | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: