Direitos humanos e a discriminação de gênero na escola

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPolidoro, Maurício, 1986--
Autor(es): dc.contributorMurata, Marília Pinto Ferreira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos-
Autor(es): dc.creatorPereira, Ires Aparecida Falcade 1967--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:36:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:36:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42997-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42997-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Maurício Polidoro Co-Orientadora: Marilia Pinto Ferreira Murata-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este artigo teve como objetivo conhecer como os direitos humanos das mulheres são violados pela sociedade através da educação escolar e das relações estabelecidas entre seus estudantes em sala de aula e na escola. Participaram da pesquisa de forma voluntária, aleatoriamente, 6 professores homens e 8 professoras mulheres de uma escola estadual de Curitiba. Foram realizadas entrevistas individuais com roteiro semi-estruturado e procedeu-se a análise dos dados através da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que de forma geral todos/as apresentam ainda dificuldades em abordar o tema em suas aulas referentes as relações de gênero, admitindo a importância de se trabalhar o tema e reconhecendo a discriminação arraigada na cultura e reproduzida pela escola. Dos vários encaminhamentos propostos e apontados, aparece o investimento em políticas públicas que primem pela formação continuada de toda a equipe escolar, bem como o trabalho em rede com outros setores sociais de fundamental importância para a superação destas desigualdades e violências. Ao mesmo tempo, reconheceram que a própria escola ainda oferece barreiras e muros difíceis de serem transpostos devido a discriminação e inferiorização da mulher presentes na cultura machista e sexista da sociedade brasileira.-
Formato: dc.format1 arquivo (27 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDireitos humanos-
Palavras-chave: dc.subjectDiscriminação de sexo contra as mulheres-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade de gênero na educação-
Título: dc.titleDireitos humanos e a discriminação de gênero na escola-
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