Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barra, Eduardo Salles de Oliveira, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Claudiney Jose de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:30:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:30:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/4298 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/4298 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Eduardo Salles O.Barra | - |
Descrição: dc.description | Dissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Filosofia. Defesa: Curitiba, 2006 | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Área de concentraçao: História da filosofia moderna e contemporânea | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A naturalizaçao das relaçoes de causa e efeito, na obra de David Hume, é aqui analisa sob um duplo ponto de vista: tanto na sua doutrina dos princípios associativos da imaginaçao como responsáveis por conferir inteligibilidade rs associaçoes promovidas pela imaginaçao, quanto nas suas análises do princípio do hábito como promotor do assentimento a essas mesmas associaçoes e, conseqüentemente, da crença no estado de coisas correspondente. A naturalizaçao mediante o hábito recebe um maior destaque na medida em que, como produtor de crença e evidencia, é ele concebido como capaz de nos dar garantias acerca dos eventos futuros e, assim, conferir necessidade rs conexoes causais, colocando em debate um dos temas epistemológicos fundamentais da teoria humana da causalidade: a distinçao entre ficçoes e crenças. No âmbito das funçoes cognitivas desempenhadas pelo hábito, o processo de naturalizaçao será exemplarmente identificado na distinçao entre relaçoes naturais e filosóficas de causa e efeito, que podem ocorrer como mera comparaçao ou como uma verdadeira associaçao entre os objetos assim relacionados, visto que, em princípio, seu fundamento nao pode estar nas qualidades sensíveis dos objetos, nem experiencia, nem mesmo na razao demonstrativa. Isto nos remete aos dois grandes problemas em torno dessa relaçao: o problema da induçao (a questao da legitimidade ou nao da inferencia dos eventos futuros, tendo como premissas os eventos passados) e o chamado problema da causalidade (o problema da impossibilidade de atribuirmos eficácia causal rs qualidades conhecidas dos objetos nas relaçoes mediante causa e efeito) que encontrarao soluçao possível apenas na hipótese do hábito, na medida em que é o único princípio capaz de prover aos objetos uma qualidade adicional que determina a mente a conectá-los necessariamente e, assim, constitui-se no único princípio de determinaçao dos eventos futuros (conferindo legitimidade rs nossas inferencias ampliativas). | - |
Formato: dc.format | 89f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dissertações - Filosofia | - |
Título: dc.title | Naturalizaçao das relaçoes de causa e efeito na filosofia de David Hume | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: