Segmentação de consumidores de futebol : definição de modelo de segmentação para cada perfil de consumidor-torcedor

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Autor(es): dc.contributorKorelo, José Carlos, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketing-
Autor(es): dc.creatorPrzybycien, Rodrigo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:33:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:33:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-12-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-12-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/42971-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42971-
Descrição: dc.descriptionOrientador : José Korelo-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Marketing-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo apresentou conclusões em referência ao comportamento do torcedor de futebol brasileiro, mais especificamente àquele que é sócio de seu Clube. Demonstrando a relação de interação entre o sócio torcedor, seus hábitos de consumo e sua organização social com a imagem que ele tem do seu Time, o trabalho teve por objetivo identificar estratégias para a segmentação de mercado do futebol, com base nos diversos perfis encontrados de torcedores-consumidores e, com isso, desenvolver um modelo genérico de segmentação que atenda as demandas do "novo futebol do Brasil". Após referencial teórico que buscou as principais teorias acerca do comportamento do consumidor, do processo de compra deste e, mais especificamente, do perfil do consumidor esportivo; foi desenvolvida uma pesquisa com base em questionários presenciais e online, além de entrevistas não condicionadas com torcedores dos clubes, que, com elas, pretendeu-se delimitar fatores que influenciam um torcedor a associar-se ao seu Clube de coração. Os resultados apontaram que o torcedor que está presente no Quadro associativo da Organização tende a interagir mais com o clube e seus fãs/torcedores e consequentemente consumir um maior número de produtos do time – podendo até mesmo se tornar "embaixador" da marca para seus pares-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectSegmentação de mercado-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing esportivo-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol - Torcedores-
Título: dc.titleSegmentação de consumidores de futebol : definição de modelo de segmentação para cada perfil de consumidor-torcedor-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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