Um diálogo entre Vygotsky e o sistema teórico da afetividade ampliada : o teatro na educação básica e o desenvolvimento socioemocional humano

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLoos-Sant'Ana, Helga-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorCebulski, Marcia Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:21:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:21:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2016-05-25-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/1884/42945-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/42945-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Helga Loos-Sant'Ana-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2014-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : f. 400-416-
Descrição: dc.descriptionResumo: Os aspectos afetivo-emocionais tradicionalmente têm sido minimizados quanto à importância que desempenham no processo desenvolvimental humano. Na sociedade, as consequências disso podem ser percebidas no crescimento dos quadros de distúrbios psicológicos com repercussões também no âmbito acadêmico, sendo a falta de motivação escolar uma delas. Acredita-se que a Arte, por sua ação integradora dos mecanismos cognitivos, sociais e afetivos, contribui de modo efetivo para fomentar tanto desenvolvimento socioemocional como os processos de ensino-aprendizagem no contexto escolar. Com o suporte teórico de Vygotsky e do Sistema Teórico da Afetividade Ampliada (STAA), entende-se que a sensibilidade pode participar e até mesmo ser um modo de ensino-aprendizagem, o que torna possível realizar a Educação como um processo unificado e significativo em termos de desenvolvimento humano. No trabalho com teatro a partir da vivência de algumas modalidades teatrais como a Contação de Histórias, a Improvisação, Jogos Dramáticos, Jogos Teatrais, Montagem e Apresentação Final, o enfoque deu-se nos constructos "catarse? e "zona de desenvolvimento proximal?, tal como desenvolvidos por Vygotsky, bem como as principais dimensões psíquicas abordadas pelo Sistema Teórico da Afetividade Ampliada, inter-relacionando-os, de maneira a observar as suas dinâmicas e como atuam no sentido de proporcionar desenvolvimento socioemocional de adolescentes. O viés metodológico para o estudo empírico contemplou enfoque misto, o que resultou em cinco momentos distintos: (1) aplicação de escalas e inventários padronizados (motivação escolar, crenças autorreferenciadas, ansiedade e habilidades sociais), enquanto indicadores iniciais de desenvolvimento socioemocional; (2) oficina de teatro com a vivência de diversas modalidades dramáticas; (3) aplicação do instrumento "para completar"; (4) questionário logo após a Apresentação Final; (5) reaplicação das mesmas escalas e inventários padronizados, no sentido de aferir se houve ou não incremento nos indicadores de desenvolvimento socioemocional entre os aprendizes. Os participantes foram 25 adolescentes entre 09 e 14 anos, alunos do 4º ano (segundo semestre/2012), que progrediram ao 5º ano (primeiro semestre/ 2013) de duas escolas municipais de Guarapuava, centro-sul do Paraná. Realizou-se uma análise integrativa, combinando os dados quantitativos com os qualitativos, de maneira a abarcar o maior número de dados indicadores da ação da catarse, via ZDPs nas atividades teatrais, mobilizadoras afetivas dos constructos ligados à célula psíquica e promotoras da ampliação das suas dimensões, de modo a impelir o desenvolvimento socioemocional entre/dos aprendizes. Verificou-se que as atividades teatrais em ambiente escolar possibilitam conhecer, incrementar e mobilizar funções cognitivas, afetivas e sociais, sendo a base afetiva-volitiva (as emoções) responsável pelas trocas e interações inter e intrapsíquicas nos constructos da psique e consequente ampliação das suas dimensões; portanto, promotoras de desenvolvimento humano.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The affective-emotional aspects have traditionally been minimized concerning the importance they play in human developmental process. In society, the consequences can be seen in the growth of psychological disorders with repercussions also in the academic realm, as the lack of school motivation one of them. It is believed that art, by its integrative action of cognitive, social and affective mechanisms, contributes effectively to promote both social-emotional development as the processes of teaching and learning in the school context. With the technical support of Vygotsky and Theoretical System of Extended Affectivity (TSEA), it is understood that the sensitivity can participate and even be a way of teaching and learning, which makes it possible to carry out education as a unified and meaningful process developmental terms. In working with theater from the experience of some theatrical varieties such as Storytelling, the Improvisation, Dramatic Games, Theater Games, Montage and Final Presentation, the focus was given on the constructs of 'catharsis' and 'zone of proximal development' as developed by Vygotsky, as well as the main psychological dimensions addressed by the Theoretical System of Extended Affection, interrelating them in order to observe their dynamics and how they work towards providing socio-emotional development of adolescents. The methodological bias for the empirical study included a mixed approach, which resulted in five distinct stages: (1) implementing of standardized scales and inventories (school motivation, self-referenced beliefs, anxiety and social skills), as early indicators of socio-emotional development, (2) theater workshop with the experience of several dramatic modalities, (3) application of the instrument "to complete"; (4) questionnaire immediately after the Final Presentation, (5) reapplication of the same scales and standardized inventories, in order to assess whether there was or not an increase in the indicators of socio-emotional development among students. The participants were 25 adolescents from 09 to 14 years, students of the 4th year (according semester/2012), who progressed to the 5th year (first semester/2013) of two public schools in Guarapuava, central Paraná, Brazil. It was conducted an integrative analysis combining quantitative with qualitative data in order to cover the largest number of indicators of the action of catharsis data via ZPDs in theatrical activities, the affective mobilizer of the constructs related to the psychic cell and promoters of the expansion of its dimensions, in order to propel the socio-emotional development between/of the apprentices. It was verified that theatrical activities in a school environment allow to meet enhance and mobilize cognitive, affective and social functions with the affective-volitional basis (emotions) responsible for exchanges and interactions in inter and intra-psychic constructs of the psyche and the consequent extension of its dimensions, therefore promoting human development.-
Formato: dc.format460 f. : il. algumas color.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento humano-
Título: dc.titleUm diálogo entre Vygotsky e o sistema teórico da afetividade ampliada : o teatro na educação básica e o desenvolvimento socioemocional humano-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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